Apostar em tecnologia e inovação é essencial para crescer, otimizar e inovar nos negócios. E esse tem sido um dos focos principais das empresas nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pela Statista indica que as empresas estão investindo mais em transformação digital a nível global, e os gastos devem atingir US$ 1,8 trilhão em 2023, com expectativa de US$ 2,8 trilhões até 2025.
“A transformação digital vai muito além de recursos e ferramentas que serão usados, eles devem estar atrelados ao componente humano. Isto é, o grande pilar de uma empresa são as pessoas, são elas que contribuem para o crescimento dos negócios. Por isso, é preciso que as pessoas envolvidas estejam preparadas para a implementação desta transformação, que renova os modelos de negócio, processos e cultura organizacional. Com o engajamento das equipes e as ferramentas certas, uma empresa consegue se posicionar e se manter no mercado competitivo”, destaca Matheus Danemberg, fundador e CEO da Nav9, uma tech solving partner, ou seja, parceira na construção de soluções digitais para organizações.
Diante desse cenário, o empreendedor elenca quatro dicas para empresas que desejam inovar e ter destaque no mercado.
1. Acompanhe as tendências de mercado
Analisar e se manter atualizado sobre as tendências mais relevantes no mercado é o primeiro passo a ser dado para a construção de um caminho inovador de um negócio.
"Entre alguns pontos principais estão entender as transformações relacionadas ao segmento da empresa e do comportamento do consumidor por meio da busca de dados e informações consistentes, além de buscar outras fontes de conhecimento como participação em congressos, exposições e conferências do ecossistema de inovação e tecnologia. Desse modo, é possível impulsionar as estratégias e se adaptar às ofertas, serviços, comportamento do consumidor e mudanças do mercado", diz Matheus.
2. Invista em tecnologia
Atrelada ao conhecimento de tendências do mercado, investir na tecnologia certa facilita e potencializa os negócios. Isso porque recursos tecnológicos entregam com precisão e rapidez os processos de trabalho de uma empresa, o que reflete na entrega final de um produto.
Hoje, organizações que não acompanham o ritmo da transformação digital poderão ficar para atrás quando o assunto é competitividade.
3. Crie soluções efetivas
Busque entender quais são as dores do seu cliente e proponha soluções inovadoras e efetivas.
"Os clientes precisam de mais contexto e experiência no ambiente digital, e entregar resultados e produtos de forma ágil, que promovam mais otimização e resolução dos problemas, é fundamental para que uma empresa possa crescer, fidelizar clientes e se diferenciar entre os concorrentes", destaca o fundador da Nav9.
4. Promova a cultura de inovação no seu negócio
Uma empresa que promove e incentiva hábitos e valores relacionados à cultura da inovação obtém equipes mais engajadas e dispostas a propor ideias mais criativas e trocas de conhecimentos, o que contribui para fomentar os negócios e desenvolver novos produtos e metodologias inovadoras.
"É preciso criar um ambiente de trabalho em equipe que seja aberto a novas ideias e experiências, além de investir em educação corporativa, o que promove mais conhecimento dos colaboradores e novas visões de mercado", finaliza Matheus.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.