De acordo com dados divulgados pela pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, 70% das empresas brasileiras devem investir em Inteligência Artificial neste ano.
Isso demonstra que a crescente demanda por soluções tecnológicas avançadas por parte das empresas para otimização de processos é uma tendência, além de ser uma necessidade que está impulsionando o mercado de tecnologia e transformando a forma como as corporações consomem serviços.
Para se manterem atualizadas, as empresas precisam se reinventar e abrir espaço para a disrupção digital, gerando novas oportunidades de negócios e se destacando em seus setores. Segundo uma pesquisa global realizada pelo IBM (International Business Machines Corporation), em 2022, 41% das organizações brasileiras usaram, de alguma forma, a inteligência artificial em suas rotinas.
Pensando nisso, trazemos aqui 4 ferramentas que utilizam a IA para turbinar negócios, e fazer com que eles lucrem mais:
1. Nubimetrics
Fundada em 2010 em San Salvador de Jujuy, na Argentina, por Andrés Jara Werchau (CEO) e Pamela Scheurer (CTO) , também conta no C-Level com a brasileira Juliana Vital (CRO), a Nubimetrics é uma plataforma SaaS que empodera os sellers de e-commerce com base nos dados de mercado analisados profundamente e que tem como finalidade ajudá-los a alavancar o negócio da maneira inteligente.
A plataforma de Inteligência de Vendas usa Big Data e Inteligência Artificial para processar milhões de dados de vendas e fornecer insights para sellers e grandes marcas que vendem seus produtos em diversos marketplaces, para potencializar a rentabilidade.
2. Cartpanda
A Cartpanda foi fundada em 2020 pelo jovem empreendedor Lucas Castellani para ajudar a sanar as necessidades de empreendedores no e-commerce. A plataforma oferece uma solução apoiada em IA para que os lojistas possam utilizar funcionalidades que vão desde a criação e gerenciamento de lojas virtuais até a aplicação de um checkout de pagamento completo e seguro.
A startup também conta com um plano de recompensas para os empreendedores que utilizam a ferramenta, com o objetivo de incentivá-los a crescer no e-commerce e expandir, cada vez mais, seus negócios. Em seu portfólio, a empresa possui clientes como: Pantys, Zissou, entre outros players.
3. XLab
A mudança no perfil de compra, impulsionada pela acelerada transformação digital e pelo conforto de adquirir produtos de forma rápida, sem sair de casa, gerou grandes oportunidades, mapeadas pelos especialistas da XLab, empresa desenvolvedora de tecnologias que humanizam a comunicação.
Esse cenário alavancou o lançamento do Sales Concierge, que proporciona ambientes individuais aos clientes, personalização e exclusividade a todo o processo de vendas no e-commerce. A ferramenta se integra a todo o processo de vendas já existente no e-commerce do cliente (CRM, estoque, meio de pagamento e entrega) e concede aos vendedores a possibilidade de criar lojas de maneira automatizada mas com personalização para os seus consumidores, com atualização de acordo com as preferência de cada usuário.
4. Standout
Fundada em 2015, a Standout, martech de inteligência em trade marketing digital, auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces.
A empresa é proprietária de uma solução que permite a criação, edição e publicação de vitrines digitais, bem como da distribuição automática, em layout responsivo, e em tempo real dos mesmos nos e-commerces.
Além de entregar as informações úteis sobre os benefícios e diferenciais dos produtos conforme as necessidades das indústrias, a Standout coleta e fornece uma série de informações do que está acontecendo com a vitrine dentro dos varejos digitais para as indústrias/marcas, o que é decisivo para futuras estratégias.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.