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4 motivos para investir em NFTs no seu comércio

Especialista explica as vantagens de iniciar operações com tokens não-fungíveis na sua empresa

1 set 2022 - 06h00
Luis Fellipe Oliveira
Luis Fellipe Oliveira
Foto: Divulgação

Se você acha que NFTs (tokens não-fungíveis) são apenas para grandes empresas, é hora de ver o tema com mais profundidade. Com a digitalização crescente no varejo e no mercado financeiro, novos produtos e soluções surgem a cada momento, alterando significativamente a jornada de compra dos consumidores. E é aí que entram os NFTs.

Esse é um cripto ativo que se destaca pela exclusividade, pois é único e insubstituível. Ele tem seu próprio certificado digital de autenticidade e de exclusividade.

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“O NFT é um ativo eletrônico que representa um bem, seja ele uma obra de arte, uma música, imóveis ou até ingressos de algum show, por exemplo. Como é uma ferramenta muito flexível, pode ser usada em vários contextos, inclusive no varejo”, explica Luis Fellipe Oliveira, gestor de inovação e growth da Sucesso em Vendas, empresa especializada no desenvolvimento de metodologia de vendas e equipes comerciais.

O uso de NFTs no comércio vai muito além das vendas, em geral as ações envolvendo os tokens não-fungíveis ajudam a aproximar os clientes e agregam valor à marca, oferecendo experiências únicas ao consumidor. É uma tendência mundial que já começou a ser aplicada no comércio brasileiro. No final de julho, por exemplo, o Boticário e a Eudora lançaram uma coleção de NFTs em comemoração ao Dia do Batom, com preços e produtos diversificados, para atender a todos os públicos”, destaca o especialista.

Mas quais as vantagens que um NFT pode trazer para seu negócio? Luis Fellipe Oliveira aponta quatro delas:

1. Criação de comunidade

As marcas podem criar comunidades com acesso à aquisição de itens exclusivos ou ter preferência na aquisição de produtos em grandes lançamentos. 

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“Quando falamos de vendas, as empresas têm pensado mais no relacionamento de longo prazo com seus clientes do que uma simples transação. Por conta disso, as marcas têm focado em construir uma verdadeira legião de fãs, que defendem a marca com entusiasmo e aderem às novidades que são lançadas no mercado”, destaca Oliveira.

2. Receita

“Ao comercializar NFTs, sua empresa é beneficiada com o faturamento da venda desses itens. Mas, além disso, algo muito interessante nos NFTs é que, por meio de seus contratos inteligentes, a empresa pode sempre ser remunerada em um percentual das próximas revendas daqueles NFT.”

3. Segurança

William Quisgley, cofundador da rede Theter, disse que “todos os produtos de consumo – que não podem ser consumidos – nos próximos 10 anos terão gêmeos digitais. Eles terão NFTs”. 

“Imagine que você compre uma peça de arte, uma camiseta de coleção, ou qualquer outro bem de consumo e você tenha um NFT desse mesmo artigo, que comprova a sua veracidade. Isso será um grande aliado na luta contra a pirataria e o mercado de falsificações, o que traz muita segurança para os compradores”, defende o especialista.

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4. Experiência do consumidor

“Com os NFTs, é possível trabalhar a integração do mundo físico com o digital de uma maneira nunca vista. Isso engrandece muito a experiência dos clientes que, cada vez mais, estarão envolvidos com a marca em diversos canais, melhorando o relacionamento com a população mais jovem que é adepta dessas novas tecnologias e colocando o cliente no centro da experiência de relacionamento com a empresa.”

Vale lembrar que o Brasil é o segundo maior consumidor de tokens não-fungíveis do mundo, atrás somente da Tailândia, com cerca de 5 milhões de proprietários de NFTs, segundo pesquisa da consultoria Statista. O estudo aponta ainda que as receitas mundiais com NFTs devem crescer 439% até 2026, em relação a 2021.

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