Qual a principal vantagem de se investir em uma franquia? Simples: você pega um negócio pré-estruturado, não precisa começar tudo do zero. Além disso, você embarca numa infraestrutura que já mostra qual o caminho das pedras para aquele segmento.
Em outras palavras, é um negócio seu, mas usando uma marca já estabelecida. Para quem vai empreender, é uma forma de pular algumas etapas do processo e seguir por caminhos já abertos. No entanto, nem sempre esse caminho é tão fácil como parece. É preciso ter cuidado.
É exatamente o que defende Odilon Neto, fundador da QÓculos, rede de franquias de óticas com mais de 27 unidades espalhadas pelo Brasil. Para ele, para crescer nesse segmento, os próprios franqueados são um dos pontos mais importantes: se o apoio não for o mais adequado desde o início, a pirâmide desaba.
Apoiado em sua própria experiência, Odilon dá cinco dicas certeiras para quem quer ter uma franquia de sucesso.
1. Olho na identidade
Como você vai investir em uma marca que já está consolidada, é importante alinhar sua identidade com a rede e ver se é isso que você procura.
“Hoje contamos com segmentos bem vastos no mercado, por isso vá filtrando o que deseja”, alerta o especialista. “Por exemplo, primeiro defina o segmento: se for dentro da área da saúde, qual o foco? Farmácia de manipulação, clínicas populares ou ótica? Conheça as franquias que trabalham na área escolhida e veja qual te atrai mais.”
2. Conheça o sistema
Como se trata de um modelo de negócios já estruturado, ele tem suas próprias regras de funcionamento. Se essas regras não se encaixam no seu jeito de trabalhar, não faz sentido investir na franquia escolhida.
“Antes de fechar o contrato, veja se elas se encaixam com o seu perfil e com seu estilo de vida. Conheça a franqueadora e saiba seu papel como franqueado. É importante ressaltar que os outros franqueados não são seus concorrentes e sim, seus parceiros que possuem os mesmo objetivos: crescer!”, diz ele.
3. Esteja sempre atualizado
Não é porque você está com uma franquia que você vai se descuidar das tendências de mercado. Ofertas de produtos e serviços são sempre diferenciais que você deve considerar.
“Supondo que a sua franquia seja de ótica, por exemplo, e que haja uma lente de grau que é lançamento no setor. É importante estar atualizado e disponibilizar esse produto para seus clientes. Portanto, se a franquia já oferece, busque ter na sua loja. Se não, cobre a franqueadora por essa atualização”, complementa.
4. Seja (muito) presente
“Muitos franqueados possuem outros trabalhos e carreiras por trás da franquia, mas é importante que seja estipulado uma certa presença de rotina na unidade. Apesar de sua equipe estar engajada, mostrar que você se importa no dia a dia da operação, faz toda a diferença para os consumidores, e motiva ainda mais os colaboradores.”
5. Inspire outros
Você precisa enxergar a marca além da sua loja. Quanto mais você investir tempo e empenho, melhores serão os seus ganhos.
“Seja o maior fã da sua franqueadora, aposte e inove junto com ela. Inspire mais pessoas a fazerem o mesmo, seja parceiro de outros franqueados, melhore seus relacionamentos dentro da rede e lembre-se de que a marca deve te dar todo o suporte necessário”, finaliza Odilon. “Pensando sempre no que for melhor para si e para a marca no geral, os resultados não terão como ser diferentes, além de positivos.”