De acordo com dados do Governo Federal, apenas nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 1,3 milhões de empresas foram abertas no País. Todos os dias, milhares de boas ideias nascem. Saiba como continuar crescendo e aumentando o faturamento da sua empresa para expandir o seu negócio, físico ou virtual.
Diversificar as opções de pagamento
Oferecer diferentes possibilidades de pagamentos ao seu cliente, gera maior competitividade para a sua empresa. Com o crescimento do Pix e outros tipos de pagamentos digitais, por exemplo, é preciso estar preparado para atender as necessidades dos clientes e não perder nenhuma venda.
Fernanda Zago, CEO da WEpayments, fintech brasileira especializada no processamento e gestão de alto volume de pagamentos instantâneos, explica o quanto isso impacta no faturamento.
“Ter uma estrutura de pagamento robusta e segura atrai e fideliza consumidores, além de facilitar a vida do empreendedor para que ela possa focar na estratégia de crescimento da empresa”.
Organizar o financeiro
Parece óbvio, mas muitos empreendedores não sabem os detalhes sobre o seu fluxo de caixa. Esse é o pontapé inicial para a saúde financeira do negócio: saber exatamente o que entra e sai do caixa. A partir disso, deve-se entender os prazos de pagamento e recebimento, separar todos os gastos pessoais e da empresa, além de organizar o fluxo de caixa.
"Com as finanças em dia, o empreendedor pode ter um planejamento a médio e longo prazo, que inclui expansão dos negócios, novas contratações e investimentos, entre outras evoluções", diz Fernanda.
Reduzir custos
Focar nos investimentos que realmente são importantes. É preciso analisar o que de fato a empresa precisa naquele momento e deixar o que não é prioridade para depois.
"Essa análise pode ser aplicada em fornecedores, pesquisando mais opções de preços – sem perder a qualidade –, além de infraestrutura e assinaturas de serviços. Cada investimento deve estar no controle financeiro", diz ela.
Melhorar a comunicação
Entender mais sobre o seu cliente e pensar em promoções e estratégias de marketing, formam um combo perfeito para aumentar as vendas. Com a infinidade de opções de escolha de produtos e prestadores de serviço, o consumidor tende a escolher a empresa que melhor se comunica e se identifica. A máxima “Quem não é visto não é lembrado", de Patrick Munzfeld, continua valendo.
Não se acomode!
"Esteja sempre de olho no mercado, antecipe tendências e acompanhe o que os seus concorrentes estão fazendo e se mantenha atualizado. Desconhecer as mudanças do seu setor pode fazer com que perca grandes oportunidades de captar e fidelizar clientes. Não entre no automático", finaliza Fernanda.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.