A pandemia foi um divisor de águas no universo das franquias. Muita gente optou por investir em uma franquia ou mesmo uma microfranquia para trabalhar no regime home based.
As projeções para 2022, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), são de crescimento de 9% do faturamento das franquias brasileiras, representando um total de R$ 201,7 bilhões movimentados.
Mas, o que é necessário para investir em uma franquia para trabalhar de casa? Com consultoria de Fábio Zausner, CEO da Tudu, startup brasileira que vende roupas e objetos somente sob demanda, confira 5 ficas para ser um franqueado home based.
1. Escolha com muito cuidado seu franqueador
“O franqueador é responsável pela qualidade do produto que você entrega e se associa, portanto, precisa ser algo sólido. Uma empresa ruim ou uma marca ruim, trará grandes prejuízos”, aconselha Fábio Zausner.
2. Conheça muito bem o serviço ou produto
“Entenda bem aquilo que vende e saiba seus diferenciais. Saiba os detalhes, mas consiga apresentar para seu cliente de forma simples aquilo que oferece.”
3. Desenvolva uma longa lista de contatos
Aqui é importante ter em mente que você deve manter os contatos ativos, mas sem exagerar.
“Na maioria dos negócios, uma lista longa é recomendável para que você tenha muitas oportunidades. Muitos clientes são potenciais mas não estarão prontos para conversão no momento da abordagem. Portanto, manter uma lista longa e contatos ocasionais, aumenta a probabilidade de conversão no momento certo do cliente em comprar aquilo que você está oferecendo”, diz o especialista.
4. Identifique as melhores oportunidades e foque em convertê-las
“É comum que 20% das vendas respondam por mais da metade dos seus ganhos, por isso, foque esforços nessas oportunidades e faça tudo que estiver ao seu alcance para convertê-las. Você não precisa maximizar seus ganhos em cada oportunidade, precisa manter o negócio ativo e ganhar bem em boas oportunidades que aparecerem.”
5. Concentre-se em entender as necessidades do cliente
“Ganhar uma oportunidade às vezes não é difícil, mas o segredo está em vender repetidamente para seus clientes. Focar em entender e resolver seus problemas ao longo do tempo, é o que te levará a isso”, garante Zausner.