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5 estratégias de comunicação para sua franquia faturar mais

Confira estratégias capazes de ajudar uma rede de franquia a expandir o negócio e alcançar bons resultados

7 jun 2023 - 06h35
5 estratégias de comunicação para sua franquia faturar mais
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Ouvimos com frequência a importância de uma empresa, independente do seu porte, contar com uma estratégia de comunicação. Porém, ainda existe alguma incerteza sobre exatamente o que é e como elaborar uma.

Muito mais do que estar associado a ações de marketing, estratégia de comunicação é como divulgar os produtos/serviços a seu público, como ele vai encontrar você através dos canais de comunicação. Trata-se de qualquer comunicação produzida pela própria empresa seguindo um método para realizar a comunicação empresarial, e assim, repassar ao público interessado pelo negócio.

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Renata Brito, jornalista e diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação, empresa de assessoria de comunicação que trabalha marcas de empresas no mercado por meio da mídia, explica que hoje é mais do que essencial conquistar presença online e offline para ganhar notoriedade no seu segmento. 

“Trabalhos curtos rendem sim uma exposição, porém momentânea, e são consideradas mais como táticas. E todo negócio quer ser lembrado, não? Daí a necessidade de se fazer visto, mas de forma constante, e a estratégia de comunicação tem essa relação de longo prazo, com direcionamento macro”, diz ela.

Renata enfatiza algumas estratégias de comunicação importantes e que devem ser colocadas em prática para converter seu público em clientes ― e até mesmo franqueados. Tudo vai de encontro com o objetivo da empresa. Para isso, é necessário se programar para executar as recomendações da assessoria com eficiência.

1. Planejamento

O primeiro passo parece óbvio, mas mesmo assim algumas empresas derrapam com ações que não foram colocadas em prática ou as emergentes, que ocorrem sem planejamento ou pretensão. 

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"Toda comunicação requer um planejamento de ações, seja mensal, semestral ou anual. O diferencial está em criar ações que serão cumpridas, que estão ao alcance. Isso possibilita alcançar os objetivos com mais clareza e rapidez", diz Renata.

2. Diagnóstico

"O diagnóstico de comunicação tem como papel entender como a estratégia de comunicação pode ser desenvolvida. Ela é capaz de identificar os gaps, fluxos, processos e atividades que precisam ser melhoradas."

3. Padronização

Para criar uma identidade para a empresa é necessário padronizar a comunicação para imprimir essa identidade que liga a marca ao público. 

"Empresa, assessoria de imprensa e marketing devem andar sempre de mãos dadas, basta um largar a mão do outro que surge o ruído da comunicação. Todos devem falar a mesma linguagem, com os mesmos números e informações para divulgação, independente do canal", alerta Renata.

4. Mídia espontânea

Trata-se de conquistar um espaço na imprensa de maneira orgânica, sem que haja pagamento sobre a menção do negócio, o que gera muito mais credibilidade. 

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"Esse é um esforço do trabalho de relacionamento entre o assessor de imprensa com os jornalistas. É como uma ponte que liga sua empresa ao contato dos jornalistas. Essa é a maneira mais eficaz para fazer com que o negócio cresça de forma orgânica."

Foto: Adobe Stock / Montagem Homework

5. Regionalização

Para agradar às pessoas das mais diversas regiões e culturas, uma das estratégias é investir na divulgação da mensagem por todo Brasil. Para isso, é importante regionalizar essa divulgação, para atrair pessoas mais próximas.

“Crescer dentro do próprio segmento; expandir para novas regiões; criar um reposicionamento de marca, são estratégias de comunicação que requerem um período maior de transformação, não é algo que acontece de um dia para outro. A assessoria de imprensa não serve para vender um serviço ou produto. Ela liga a história da sua empresa e o que ela oferece e como oferece ao seu público transformando em notícias. A comunicação é um processo dinâmico, ligada pelas relações entre diferentes interlocutores”, finaliza a especialista.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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