Com o fechamento de algumas unidades da Starbucks, devido a sua declaração de falência e pedido de recuperação judicial, muitos fãs de café e da marca estão preocupados em saber onde poderão encontrar a bebida, com qualidade e sabor diferenciado.
Atualmente, o Brasil conta com uma variedade de cafeterias que oferecem o café em suas mais diversas formas, com sabores especiais e até mesmo com um toque brasileiro diferenciado. Pensando nisso, listamos cinco cafeterias para você experimentar e que podem ser uma alternativa para o Starbucks.
Cheirin Bão
A Cheirin Bão é uma franquia da Holding Universal Franchising, que passou a integrar o grupo em 2016, recebendo um novo conceito que hoje é o principal motivo do seu sucesso.
Muito mais do que cafeteria de cafés especiais, eles se tornaram especialistas em proporcionar momentos únicos e criar boas memórias através de sensações e aromas que remetem as melhores lembranças da nossa vida.
Café Cultura
A marca catarinense fundada em 2004 pelo casal Joshua Stevens e Luciana Melo começou com lojas próprias, entrando no mercado de franquias depois de estar bem estabelecida em Florianópolis e região. Hoje, está presente também no Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, com mais de 30 unidades.
O diferencial da rede que tem atraído franqueados é a atenção do Café Cultura com o preparo do café, no formato “Farm to Cup”, ou seja, do plantio do grão até chegar à xícara. Produtores parceiros de Minas Gerais e Espírito Santo plantam o café em altitudes acima dos mil metros, com grãos que serão mandados ao Café Cultura Lab, laboratório próprio da rede para torrefação e elaboração de blends exclusivos.
O cardápio variado celebra o café em diversas receitas, harmonizadas com pratos que vão do café da manhã ao jantar.
Casa Bauducco
A marca que começou como um negócio familiar de imigrantes italianos no Brasil e se tornou uma das grandes empresas no setor de alimentos também entrou no ramo de cafeterias.
Servindo itens que consagraram seu nome, a Casa Bauducco tem panetone em fatias como destaque, aproveitados com cafés quentes e gelados. Com diferentes formatos de franquias, a marca paulista já passou das 100 lojas pelo Brasil, desde grandes espaços até carrinhos, em todas as regiões.
Go Coffee
A rede curitibana Go Coffee nasceu na capital paranaense em 2017 e já conta com aproximadamente 180 unidades abertas. Na Go Coffee, o franqueado paga a taxa de franquia para ter o direito de uso de marca, mas não possui qualquer vínculo de mensalidade.
A empresa funciona como uma fábrica distribuidora de insumos e produtos, com produção de doces e desenvolvimento de bases para bebidas. Entre os destaques do cardápio da Go Coffee estão os famosos frappes, com destaque para o Caramel, à base de creme ou café, bastante caramelo e finalizado com chantilly.
Sterna Café
Com o objetivo de democratizar cafés especiais, Deiverson Migliatti fundou em 2015 a Sterna Café. O empresário reuniu referências de diferentes países como inspiração para criar a marca, que utiliza grãos nacionais com métodos de extração internacionais.
Adquirindo empresas como a de torrefação Breathe Coffee Co. e uma fábrica de bolos e salgados, tem um cardápio variado apresentado em ambientes contemporâneos. São mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil, com presença em São Paulo (onde a marca surgiu), Tocantins, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraná e Pernambuco.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.