Empreender no mundo do varejo exige estratégias para se diferenciar da concorrência, desde a divulgação de produtos, até a logística de distribuição e o suporte no pós-venda. Buscar inspiração em histórias bem sucedidas pode, portanto, ser um bom ‘start’ para o planejamento dos negócios e para alcançar o sucesso.
Pensando nisso, Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retail tech especialista em inovação para o varejo, elencou cinco sugestões de leitura que abordam diferentes perspectivas sobre varejo e ensinam sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia.
- • Inspiração para começar um novo negócio
- Livro: A Loja de Tudo (Editora Intrínseca)
Se você está à procura de uma dose de inspiração sobre empreendedorismo e perseverança, essa leitura poderá fazer sentido. “A Loja de Tudo”, livro escrito por Brad Stone, relata a história da Amazon, além de trazer a biografia de seu criador, Jeff Bezos.
A obra traz depoimentos inéditos de amigos, familiares, colaboradores e ex-funcionários e descreve os movimentos do empresário para alcançar novos mercados e fazer o negócio crescer ― até se tornar uma das empresas mais poderosas do mundo.
“É uma verdadeira lição para quem quer criar uma loja virtual”, garante o executivo.
- • Como administrar um empreendimento
- Livro: Por dentro do Alibaba (Editora Benvirá)
Entender como administrar um e-commerce e aprender técnicas de vendas de empresas chinesas poderá ser descomplicado com a leitura do livro “Por dentro do Alibaba: como a maior empresa de e-commerce do mundo está mudando os rumos dos negócios online”. O autor foi um dos primeiros funcionários ocidentais do Alibaba e chefe da área de relações públicas e marketing internacional da empresa durante vários anos.
“O Alibaba é um dos e-commerces mais influentes do mundo, que dita diversas tendências de gestão e dá grandes lições sobre como vencer a concorrência”, indica o especialista.
- • Desafios de empreender e dicas para integrar o varejo físico e digital
- Livro: Sem Limites (Editora Gente)
Como um pequeno comércio de sapatos se tornou um dos maiores e-commerces da América Latina? Essa pergunta é respondida no livro “Sem Limites: do pequeno comércio de sapatos ao maior e-commerce esportivo da América Latina”, de José Eduardo Costa, que traz a história da Netshoes.
“A obra conta como foi a migração da loja de rua para o comércio eletrônico, os principais desafios enfrentados pelos seus empreendedores e traz insights sobre como integrar o varejo físico e virtual”, explica Dias.
- • Importância de investir na experiência do consumidor
- Livro: Satisfação Garantida (Editora HarperCollins)
Não é novidade que, para conquistar e fidelizar clientes, os negócios devem investir na satisfação do consumidor. No livro “Satisfação Garantida”, de Tony Hsieh, o autor aborda questões sobre Customer Success (CS). CEO da empresa online de sapatos Zappos, ele relata algumas das metodologias revolucionárias que criou para atender a necessidade de seus consumidores.
“Traz a lição de que o sucesso dos negócios está totalmente ligado às condições oferecidas ao consumidor. Proporcionar uma experiência única, focada nas necessidades do cliente, ajuda na construção de vínculos e na fidelização”, acrescenta Dias.
- • Como aproveitar o digital para empreender
- Livro: Negócios Digitais (Editora Gente)
Outra boa leitura para empreendedores do varejo é o livro “Negócios Digitais”, de Alan Pakes. Na obra, o autor traz lições sobre como aproveitar o digital para empreender e inovar, além de focar a metodologia no desenvolvimento da mente empreendedora.
“Se você procura entender mais sobre marketing digital, gestão, vendas online e relacionamento com o cliente, essa indicação poderá alavancar seu conhecimento e os resultados no varejo”, afirma o executivo.
(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato.