O sonho de morar e trabalhar nos Estados Unidos está na cabeça de muita gente. A imensa maioria, porém, não sabe sequer como começar a se movimentar para alcançar esse sonho. Além disso, existem muitos mitos que foram criados e acabam desanimando quem poderia tentar seguir seus sonhos.
Apesar de tudo que se diz por aí, é sim possível conseguir o Green Card apenas através de suas qualificações profissionais, sem oferta de emprego e gastando menos do que se imagina.
Esse tipo de visto se chama EB-2 NIW e para ter direito a ele é preciso comprovar que o solicitante tem requisitos necessários para contribuir com suas habilidades para o crescimento do país em determinada área do conhecimento.
Já são 4,2 milhões de brasileiros no exterior
Segundo o Itamaraty, o número de brasileiros que moram no exterior passa dos 4,2 milhões. Houve um crescimento de 35% entre os anos de 2012 (1.9 mil) para 2022 (4.2 mi), além de um desejo de mais de 70 milhões que afirmaram que deixariam o Brasil, se pudessem.
Com a consultoria de Lívia Leite, advogada especializada em imigração, criadora do “Imigrar EUA” e do escritório de Imigração Liv Immigration Law, chegamos a 5 dicas básicas para que você consiga o Green Card para trabalhar nos EUA.
1. Documente suas conquistas profissionais
“Reúna a documentação que comprove suas experiências e atividades profissionais na sua área de formação. Sempre que for implementar projetos ou apresentar um novo sistema na empresa em que trabalha, transforme essas soluções práticas em documentos que comprovem que tal ideia partiu de você e quais benefícios ela trouxe para a empresa”, aconselha Lívia Leite.
2. Faça uma especialização na sua área de atuação
O fato é que muitas pessoas fazem uma pós-graduação em uma área pouco relacionada à área de atuação.
“Ter o título de especialização ou mestrado que converse com sua área de atuação torna o currículo mais forte e demonstra para a imigração que você é um profissional que busca ascender na carreira e se manter atualizado.”
3. Publique artigos
“Quem já cursa uma pós graduação, mestrado ou doutorado tem a oportunidade de dar início a projetos de pesquisa na sua área de especialização. Quando os fizer, busque também publicar os textos no Google Scholar ou Google Acadêmico, além de jornais especializados e de renome na sua área de atuação.”
4. Participe com entrevistas e artigos na mídia
“Ter visibilidade na mídia é um fator que pode ser de grande peso para o pleito imigratório. Mostrar que o aplicante tem influência no que faz e na sua área através de matérias publicadas mostra que ele possui autoridade enquanto formador de opinião em sua área”, diz a advogada.
5. Ministre palestras, participe de bancas julgadoras
Ter como demonstrar que pela sua posição profissional você já orientou outros profissionais ou até mesmo julgou o trabalho de outros profissionais o torna, aos olhos do oficial de imigração, um profissional capacitado e acima da média.
Busque sempre assessoria séria para ajudar no processo
“Contar com a ajuda profissional para saber qual o melhor visto para sua situação não é simplesmente apresentar as opções ou recorrer ao mais fácil”, aponta Lívia.
Algumas opções de visto, como o de estudante, por exemplo, não permitem que a pessoa trabalhe nos Estados Unidos.
“Caso ela o faça de forma ilegal e seja descoberto, isso pode torna-la inelegível para outras modalidades de visto no futuro”, reforça a advogada.