A diversidade nas empresas supera a simples ideia do “politicamente correto” e tem foco na valorização nos ambientes de trabalho. Além de melhorar a reputação da marca, grupos formados por colaboradores de características variadas podem impactar positivamente nos resultados.
Segundo o professor PHD Rafael Ávila que é diretor de Educação da edtech Qualifica Cursos e propôs o curso na plataforma, questões sobre gênero, sexo, raça, faixa etária, etnia, orientação sexual e crenças religiosas, dentre outras diferenças culturais e sociais dão sentido à pluralidade.
E, quando valorizada no ambiente de trabalho, fomenta a motivação dos colaboradores para desenvolver ao máximo o próprio potencial. “Isto leva às experiências únicas que são benéficas às empresas”, expõe ele.
Confira as cinco principais vantagens selecionadas por Rafael.
1. Promove a inovação
Nos últimos anos nunca se falou tanto sobre a necessidade de inovar, seja para driblar a concorrência ou mesmo para criar a própria identidade na arena competitiva global.
“Para uma empresa inovar é preciso o maior entendimento sobre a dimensão e impacto da diversidade, afinal requer contextualizar e atuar sobre uma sociedade plural. Por mais que o próprio público seja bem delineado, também pode ser difuso sob variadas perspectivas. Deste modo, possuir colaboradores diversos significa usufruir de habilidades, experiências e conhecimentos mais amplos. Elementos imprescindíveis para inovar”, diz o professor.
2. Contribui para a resolução de problemas e tomada de decisões
“Grupos formados por indivíduos que possuem diferentes experiências e vivências conseguem pensar diversas propostas alternativas e mais complexas na solução de problemas. Com pontos de vista diferentes, as contribuições trazem uma perspectiva mais ampliada e novas visões que contribuem para a solução de desafios.”
3. Estimula o engajamento
Pesquisas têm mostrado que o engajamento dos colaboradores é intensificado por meio da diversidade e da inclusão.
“Ao serem mais incluídas, as pessoas automaticamente são mais engajadas e produtivas nas empresas. Isso gera senso de pertencimento e, consequentemente, contribui para entregas mais completas e ágeis”, defende Rafael.
4. Reduz a taxa de turnover
“Se as pessoas estão se sentindo acolhidas no ambiente de trabalho, é menos provável que busquem outras oportunidades. Inúmeros estudos recentes têm comprovado a busca por qualidade de vida como fator preponderante nas escolhas dos profissionais contemporâneos e do futuro.”
5. Melhora o relacionamento com cliente
“Empresas formadas por equipes mais diversificadas conseguem promover diálogos sinceros com a sociedade, representando-a, não somente pela imagem, mas pelos valores formados por pessoas reais. O público é dotado de informações para identificar falsos sentidos”, finaliza ele.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.