Mercado de franchising nacional cresceu 19,1% no primeiro trimestre de 2024, com destaque para o setor de alimentação.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2024, o mercado nacional de franchising registrou crescimento de 19,1% em comparação ao mesmo período em 2023. Durante a temporada, o segmento faturou R$ 60,5 bilhões, sendo que entre os setores mais promissores está o de alimentação, que registrou expansão de 43,9% na receita.
Contabilidade On-line: serviço digital com um contador à sua disposição a partir de R$ 79,90/mês
Conheça 6 franquias de alimentação que custam até R$ 200 mil e vêm prosperando no mercado:
Borda & Lenha
Fundada em 2016, rede de fast-pizza oferece no cardápio pizzas preparadas com massa artesanal, além de proporcionar que o consumidor selecione o sabor a partir de mais de 25 opções de toppings. Com um modelo de negócio enxuto, a marca opera com atendimento prestado via delivery ou retirada em balcão, reduzindo os custos dos franqueados com aluguel e colaboradores.
Investimento inicial: R$ 105 mil (incluso taxa de franquia, estoque inicial e instalação)
Ano de fundação / Início do franchising: 2016 / 2019
Quantidade atual de unidades abertas: 45 lojas
Royalties mensais: de 4% a 8%
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 55 mil
Prazo estimado de retorno: até 18 meses
Mr. Fit
Fundada em 2013, promove fast-food de alimentação saudável e oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio low-carb. Com nove modelos de negócios disponíveis, a Mr. Fit oferece aos empreendedores a possibilidade de operar no modelo home-office, vendendo refeições congeladas sem sair de casa com a ajuda de aplicativos de entrega.
Investimento inicial: R$ 6.999,00 (incluso taxa de franquia, estoque inicial, frete, sacolas, loja em aplicativo, agência de marketing e suporte operacional)
Ano de fundação / Início do franchising: 2013 / 2013
Quantidade atual de unidades abertas: 750 unidades
Royalties mensais: Isento
Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a R$ 30 mil
Prazo estimado de retorno: de 4 a 8 meses
10 Pastéis
Fundada em 1996, a rede de pastéis oferece no cardápio pastéis feitos com massa vegana, disponíveis nos sabores tradicional, pimenta e chocolate. A 10 Pastéis, rede para os apaixonados por pastel, que faz borda recheada, também comercializa pratos simples, panquecas e saladas em suas mais de 66 unidades presentes em mais de 10 estados do país.
Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil (incluso taxa de franquia, capital de giro, estoque inicial, utensílios e equipamentos)
Ano de fundação/Início no Franchising: 1996 / 1996
Quantidade atual de unidades abertas: 66 lojas
Royalties mensais: 5%
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
Prazo estimado de retorno: 36 meses
Spicy Tuna
Rede de restaurantes fast casual tipicamente havaiano, que apresenta a verdadeira experiência da cozinha nativa de Honolulu. Com um cardápio da hora do café da manhã ao jantar, a franquia também oferece, além do original poke havaiano, lanches, sobremesas e bubbles teas. Com uma operação enxuta, com a utilização de automação de processos, a rede disponibiliza modelos em lojas de rua, shopping e quiosque.
Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil (incluso taxa de franquia, capital de giro e implantação)
Ano de fundação / Início do franchising: 2022 / 2023
Quantidade atual de unidades abertas: 2 unidades
Royalties mensais: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 120 mil a R$ 150 mil
Prazo estimado de retorno: 18 meses
Bubble Mix
De inspiração oriental, a Bubble Mix é uma rede brasileira de bubble tea, bebida de origem taiwanesa que une chás por infusão e pérolas de tapioca caramelizadas. Criada em 2014 no Paraná pelos sócios Rodrigo Balotin, Alex Lin e Rogério Arcanjo, a marca entrou no franchising em 2016 e hoje possui mais de 80 unidades em 17 estados.
A Bubble Mix tem modelos a partir de R$ 190 mil de investimento inicial já com taxa de franquia e utiliza cerca de 70% dos insumos importados de Taiwan. Entre os produtos, estão os tradicionais chás, além de opções com frutas, café e até bubble tea com yakult, chegando a mil combinações de sabores.
Investimento inicial: R$190 mil no modelo quiosque (incluindo custos de estrutura, maquinário, utensílios e taxa de franquia)
Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2016
Quantidade atual de unidades abertas: 85 unidades
Royalties mensais: 5%
Faturamento médio mensal: R$ 43 mil
Prazo estimado de retorno: 20 a 24 meses
Casa de Bolos
Rede de franquias de bolos oferece mais de 100 opções de bolos caseiros com uma produção 100% artesanal e feita com fruta de verdade, que inclui versões clássicas, diet, funcional, mini, baby, tortas, cucas, bolos recheados, Bolo Caseiro no Pote e sobremesas geladas, para todos os tipos de paladar nas mais de 500 unidades pelo país, a partir de seis tipos de modelos de negócios.
Investimento inicial: R$ 143 mil (incluso taxa de franquia + implantação)
Ano de fundação / Início do franchising: 2010 / 2011
Quantidade atual de unidades abertas: 500
Royalties mensais: R$ 1 mil (fixos mensais)
Faturamento médio mensal: R$ 57 mil
Prazo estimado de retorno: 24 meses
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.