As pequenas e médias empresas estão por toda parte. Segundo o Ministério da Economia, apenas no primeiro quadrimestre deste ano foram abertas 1,3 milhão de empresas no Brasil, o que representa um aumento de 11,5% em relação ao último quadrimestre de 2021. Em contrapartida, no mesmo período, foram registrados 541.884 encerramentos de atividades, o que representa uma alta de 23,0% no mesmo período de 2021.
Diante desse cenário ― e com o aumento de empresas que fecham as portas ―, fica evidente que alguns erros estão se repetindo. E muitos deles custam bem caro para o empreendedor.
“Minha sugestão é estudar e entender melhor sobre seu ramo de atividade, seu cliente e ter capital de giro”, diz Raquel Dalastti, head de produtos da Locaweb. “Outro ponto importante é a digitalização de sua empresa. Trazer um negócio físico para o digital pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é bem assim. A digitalização é uma oportunidade de alavancar seus negócios, e começa a partir de pequenos passos, como a implementação de redes sociais, domínios e um site próprio.”
De acordo com os dados divulgados no Mapa de Empresas do 1º quadrimestre de 2022 do Ministério da Economia, somados os MEIs e as Sociedades Empresariais Limitadas, concentram quase 94% do total de empresas em funcionamento no país. Mas, para que o sucesso se consolide, é necessário estar de olhos bem abertos e não cometer alguns erros apontados, como aponta Raquel Dalastti.
1. Não conhecer o ramo de atuação
“Pode parecer óbvio, mas não é. Muitas pessoas têm uma ideia, acham que o negócio dará certo, mas não tem noção de como funciona o segmento em que deseja atuar. É preciso pesquisar, conhecer o mercado e, então, encontrar oportunidades nele”, diz a especialista.
2. Não conhecer o consumidor
Conhecer os possíveis clientes é fundamental para saber se seu negócio irá prosperar. É fundamental saber o que eles querem e como seu serviço ou produto se encaixa nessa equação. Isso será um grande diferencial e pode deixá-lo passos à frente de sua concorrência.
“Busque conhecer os anseios, gostos, expectativas, padrões de compra e outros pontos nos quais você pode ajudá-los”, indica a especialista.
Além disso, entenda de forma aprofundada sobre seus clientes. Quem são eles? Quais são suas motivações? Essas informações permitirão que você crie personas de clientes que você usará posteriormente para moldar sua estratégia.
3. Não estudar os concorrentes
“Muitos empresários deixam de estudar e conhecer profundamente a concorrência. Analisar outras empresas que vendem produtos similares, seus pontos fortes e fracos e a fidelidade dos clientes, torna possível ajustar os produtos que você irá vender, como fortalecer sua marca e se diferenciar”, aponta Dalastti.
Identificar o ‘gap’ (buraco/falha) da concorrência é uma oportunidade para construir seu destaque. Afinal, sua empresa deve oferecer aquilo que o consumidor precisa e que a concorrência não atende.
4. Não desenvolver um plano de negócios
Esse ponto é essencial: realizar uma estimativa do resultado esperado e do capital necessário para começar a empresa. Fazer questionamentos como: Qual será o investimento que você irá fazer? Seu negócio precisa de uma sede? De equipamentos? Em quais materiais você deve investir? Quais serão as despesas com a instalação e o funcionamento do negócio? É fundamental desenvolver um plano de negócios, pois ele dará clareza sobre os objetivos e o caminho para alcançar as metas do negócio”, diz ela.
Dados do Sebrae revelam que 29% das MEIs fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida, impactadas em sua maioria pela falta de planejamento. E mais, 21% das microempresas e 17% das empresas de pequeno porte também sofrem este impacto.
5. Não investir no marketing
Investir em marketing e propaganda é o que vai fazer sua empresa ter visibilidade em seu meio e trará oportunidade para que as pessoas conheçam seus serviços e produtos. Este tipo de ação é o que trará as pessoas até você!”, diz Dalastti.
Mesmo com pouco dinheiro em caixa é importante buscar alternativas e maneiras criativas de divulgar seu negócio. Estude, busque cursos, veja a concorrência e outras empresas como referência e defina seu caminho para sua marca.
6. Não ter capital de giro
“Empresas que estão começando precisam de capital de giro, Pois é muito comum oscilar financeiramente no início das atividades e o empreendedor deve estar preparado para isso. Se os clientes não correspondem à sua expectativa, é preciso ter condições de tocar o empreendimento e mudar esse panorama. Uma reserva para os momentos difíceis é imprescindível. Prudência é a palavra de ordem.”
7. Não digitalizar seu negócio
“A digitalização de empresas e negócios nunca foi tão necessária, as mudanças no comportamento do consumidor fazem com que companhias em todo o mundo busquem mecanismos na tecnologia para permanecerem atuais. Trazer um negócio físico para o digital pode parecer uma tarefa difícil, mas atualmente há diversas formas de fazer isso de uma maneira segura e sustentável”, finaliza a especialista.