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7 pontos de atenção em suas vendas para o Dia das Mães

Especialista destaca os pontos de atenção para vender mais durante a data tão especial para o comércio

5 mai 2023 - 06h00
7 pontos de atenção em suas vendas para o Dia das Mães
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Considerada a data mais importante do primeiro semestre para o comércio, o Dia das Mães é um momento significativo para os lojistas faturarem durante o período, conquistando novos clientes e fidelizando os antigos. Segundo um levantamento produzido pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), 92% dos consumidores pretendem presentear neste período as figuras com presença materna em suas vidas.

“Este é um momento em que não estamos realizando apenas uma venda, estamos mexendo com o sentimento dos clientes, por isso é tão importante prezar por uma entrega excelente e assim, fidelizar este comprador”, comenta Karyna Terrel, autora do livro “Compre Bem Para Vender Muito Bem”, empreendedora e fundadora do perfil Brás Aqui, com mais de 3 milhões de seguidores. 

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É neste momento também que o planejamento do empreendedor é colocado em teste, levando em consideração que a demanda dos clientes vai aumentar.

“Apesar da data fazer parte do calendário fixo do comércio muitos empreendedores deixam para se organizar em cima da hora, isso prejudica muito toda a logística do negócio”, afirma Karyna. 

Escolhas que definem o sucesso

O cuidado começa já na escolha de produtos para as vendas, se existe a necessidade de uma compra maior, quais produtos merecem mais destaque, além de uma conversa prévia com os fornecedores que também veem sua demanda aumentar para este período. 

“O planejamento é essencial para o empreendedor conseguir garantir toda a grade de tamanhos de determinado produto com seu fornecedor, afinal, ele também trabalha com uma demanda maior neste período”, ressalta a autora.

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Karyna destacou 7 pontos de atenção que os empreendedores precisam focar para transformar o Dia da Mães em uma data lucrativa para seu negócio: 

1. Atenção ao público-alvo

Apesar da alta demanda da data, ainda assim, é importante focar no seu nicho e público-alvo. 

“Não adianta investir em um estoque que você não tem certeza da saída. Na dúvida, foque nas peças/produtos que mais fazem sentido com seu público e nicho”, diz Karyna.

2. Foco no controle e preparo do estoque

É essencial fazer um estudo prévio da demanda e previsão de vendas que a data vai proporcionar, para assim, garantir que não vai faltar ou sobrar uma quantidade muito grande de produtos no pós Dia das Mães.

3. Cuidado com fornecedores que não conhece

Os fornecedores são peças essenciais para o negócio de qualquer segmento, por isso, é importante estabelecer um relacionamento com empresas que cumprem prazos e oferecem produtos de qualidade. 

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“Períodos de grande impacto nas vendas, como o Dia das Mães não são bons momentos para testar novos fornecedores, fortaleça suas relações com empresas que já atendem sua demanda com qualidade”, reforça Karyna.

4. Atenção com o prazo de entrega

“Esse é um erro comum, principalmente para os negócios online ou que dependem de entregas, quando existem datas envolvidas, o produto precisa chegar dentro do prazo estabelecido, caso contrário, vai gerar uma grande frustração para o cliente, que ficará sem o  presente desejado.”

Foto: Adobe Stock / Montagem Homework

5. Reforce a comunicação e divulgação

No Dia das Mães a demanda é muito alta, porém, a concorrência é tão grande quanto. Invista em uma comunicação e divulgação específica para este momento. 

“Reforce a comunicação com seus clientes durante este período, enviando as opções disponíveis. No caso das lojas físicas, invista também na decoração da vitrine, deixando chamativa para o consumidor”, indica Karyna.

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6. Cuidado com a capacitação do time de vendedores

“Muitos clientes vão chegar esperando orientações, promoções, ou indicações de produtos para a compra do presente, um time alinhado com os objetivos do negócio e em oferecer uma experiência diferenciada em cada compra é uma peça importante para fidelizar os clientes para fechar negócios além da data comemorativa.”

7. Atenção às necessidades dos clientes

Busque sempre ouvir o que seu cliente necessita. “Os clientes são seu maior divulgador, esteja sempre atendo às suas necessidades e expectativas”, finaliza Karyna.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.

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