A evolução dos processos de transformação digital é uma realidade cada dia mais presente no mundo e, nos últimos anos, no Brasil. Empresas de diferentes tamanhos e segmentos buscam mais eficiência operacional, flexibilidade, agilidade e, principalmente, segurança para seus negócios.
Dessa forma, os ambientes tecnológicos mais tradicionais já não atendem mais as necessidades dos negócios, o que resulta em uma aceleração das migrações para infraestruturas como serviço espalhadas em nuvens públicas, privadas e híbridas.
Essas nuvens possuem um vasto portfólio de soluções que atendem a todas essas demandas, se diferenciando em relação a diferentes aspectos que podem significar mais ou menos investimento.
O estudo IDC Predictions Brazil 2023 prevê, para este ano, que os gastos com infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS) passem de US$ 4,5 bilhões, avançando 41% ano contra ano. A consultoria diz ainda que as soluções de negócio das empresas, utilizadas a partir das nuvens tem avançado rapidamente, se consolidando como principal caminho para a modernização das empresas, principalmente quando há o apoio destes provedores de nuvem na integração e otimização das soluções.
Caminho do mercado é a nuvem
As empresas têm recorrido a plataformas de nuvem, principalmente, devido a escalabilidade e agilidade nas operações. Alguns especialistas estimam que a redução de custos por usuários chegue a 27%, com aumento de 67% em produtividade do staff de TI, além de 56% de redução anual de downtime de aplicações e 37% de diminuição do time to market para entrega de novos apps.
Com a capacidade de escalar para mais ou para menos a quantidade de recursos que utilizam, as empresas, independentemente do tamanho, podem se beneficiar em vários aspectos com a migração para a nuvem. Ao eliminar a necessidade de investir em infraestrutura física, as organizações que migram para a nuvem podem ir muito além da redução de custos.
As 8 vantagens
Confira, a seguir, 8 vantagens para as empresas que desejam fazer a transição para os modelos em cloud:
- • Custos operacionais reduzidos
A responsabilidade pela manutenção, atualização e segurança da infraestrutura é transferida ao provedor do serviço de nuvem.
- • Economia de energia
Ao utilizar recursos em um ambiente de nuvem compartilhado, as empresas maximizam a eficiência energética, uma vez que o consumo é distribuído entre diversos usuários. Um relatório do Lawrence Berkeley National Laboratory destacou que a migração de aplicativos de software para a nuvem poderia gerar uma redução de até 87% no consumo de energia.
- • Escalabilidade
De acordo com as necessidades, as organizações podem aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento, sem a necessidade de investimentos adicionais em hardware.
- • Acesso remoto
Com a nuvem, os dados e aplicativos podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora, desde que haja uma conexão com a internet. Isso traz flexibilidade e contribui para ampliar a produtividade, especialmente entre as empresas que mantêm os modelos de trabalho híbrido.
- • Backup e recuperação de dados
Com esses recursos, as empresas podem evitar a perda de informações importantes em caso de falhas ou desastres.
- • Colaboração e compartilhamento de dados
Com a nuvem, as equipes podem colaborar de forma mais eficiente, compartilhando documentos, arquivos e informações em tempo real. Isso facilita a comunicação interna e o trabalho em equipe, especialmente em empresas com equipes distribuídas geograficamente.
- • Atualizações automáticas
Com a migração para a nuvem, os softwares e aplicativos são atualizados automaticamente pelos provedores de nuvem, garantindo que as empresas tenham sempre acesso às versões mais recentes e seguras.
- • Segurança
Embora existam preocupações com a segurança, a nuvem geralmente possui recursos de segurança robustos, como criptografia de dados e autenticação de acesso, fornecidos pelos provedores de nuvem. Além disso, contam com equipes de especialistas em segurança para monitorar e proteger os dados armazenados na nuvem.
Quando se fala em segurança, outro ponto importante é conscientizar os colaboradores sobre a importância de manter os cuidados necessários para garantir ambientes mais resilientes e protegidos a ataques cibernéticos.
(*) Adair Dienstmann Jr. e Liandro Soares são, respectivamente, gerente de infraestrutura e CEO da Teccloud, empresa do Grupo Stefanini que oferece soluções em nuvem e projetos para transformar infraestruturas tecnológicas.