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9 líderes mulheres do marketing que você precisa seguir

Elas são exceção: representatividade feminina equivale a 30% do mercado brasileiro, mas apenas 6,5% das posições de liderança

7 mar 2023 - 06h10
(atualizado às 10h17)
Foto: Adobe Stock

Apesar do debate sobre representação e equidade de gênero estar cada vez mais quente, as mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela Grant Thornton. Isso se intensifica ainda mais na carreira de marketing, segundo o Instituto de Marketing Digital, a representatividade feminina equivale a 30% do mercado brasileiro, mas apenas 6,5% das posições de liderança.

Sendo assim, em comemoração ao Dia da Mulher, conheça as mulheres que estão movimentando esse setor, ressignificando padrões dentro das corporações e participando de mentorias importantes em grupos femininos.

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CMO do Olist, responsável pela gestão das marcas Olist, Tiny e Vnda na América Latina. Formada em economia, com MBA em marketing pela ESPM, tem especialização em Branding, Sustainable Growth e Digital Platforms pela Harvard Business School e pelo Massachusetts Institute of Technology, o MIT. 

Sandra acumula mais de 20 anos de experiência na criação de estratégias de marketing em empresas com atuação global. Como CMO já teve passagens pelo Rappi, OLX e Electrolux. A executiva também faz parte do Conselho da Camil Alimentos, é investidora anjo, mentora Endeavor e SoulCode e, recentemente, entrou no ranking TOP 10 CMO 2022 do Brasil, pela Revista Forbes. 

A CMO faz mentorias nos grupos femininos Mentorela, Nós por Elas e Mulheres no Comando e apoia os movimentos #umasobeepuxaaoutra e Mulheres no Conselho. Sandra é casada, tem dois filhos e três enteadas.

CMO da Elo. Profissional com mais de 20 anos de experiência na liderança de estratégias de marketing, PR, branding, media, crescimento, CRM, on e offline em multinacionais e startups. Criativa, inovadora, apaixonada por marcas com verdadeiro propósito e espírito de trabalho de equipe acima de tudo. Inglês fluente, Mestrado em Marketing, Bacharéis em Publicidade.

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CMO da América do Sul do Belmond Group. Em 2019, Roberta Almeida iniciou sua jornada na área de Marketing do Hotel das Cataratas e do Copacabana Palace - hotel icônico no Rio de Janeiro, que comemora 100 anos de existência em 2023. Os hotéis são do grupo Belmond no Brasil, uma empresa da LVMH, voltada para hospitalidade e lazer, que opera hotéis de luxo, serviços de trem e cruzeiros fluviais em todo o mundo. 

Ao longo de mais de 15 anos, Roberta adquiriu experiência em marketing, passando por empresas dos segmentos da saúde e bem-estar, moda e hotelaria. Em sua trajetória, se tornou especialista em Marketing Digital, pôde colocar em prática diferentes estratégias, desenvolver planejamentos táticos, gerir e posicionar as marcas, além de atuar desenvolvendo parcerias e fortalecendo sua rede de relacionamentos através das relações públicas.

A partir de sua vivência em liderar equipes internacionais e multidisciplinares e sua visão analítica e orientada para alcançar resultados, Roberta se consolidou no grupo ao assumir o cargo de CMO da América do Sul, em 2020, cargo que ocupa até o momento.

CMO da Pier. Com mais de 20 anos de experiência, Flavia possui carreira internacional e diversificada, tendo atuado nos comitês executivos e de alta gerência de grandes empresas como Domino’s, Rede Globo, Pernod Ricard, Microsoft, Sony Ericsson, Reckitt Benckiser e Nestlé. Suas especialidades incluem estratégias de marketing e digital, gerenciamento de produtos e serviços, posicionamento de marca, experiência do cliente e, principalmente, sua grande capacidade de liderar e transformar estruturas organizacionais. 

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A executiva é publicitária e possui especializações no Programa de Excelência em Marketing da Kellogg School e Inovação e Liderança de Alto Desempenho pela Stanford University. 

Há mais de um ano à frente da Pier Seguradora, Flavia chegou para trazer um novo olhar ao setor que ainda é visto como tradicional, aplicando sua experiência em um modelo digital de negócio e buscando aprimorar os produtos e melhorar ainda mais a satisfação dos clientes, e o fortalecimento da marca Pier no mercado de seguros.

CMO do Gran. Executiva com experiência na liderança da área de Marketing e em Projetos de transformação Digital nos setores de Serviços, Tecnologia, Multinacionais e StartUp em empresas como IBM, PagSeguro, 99 App, Johnson & Johnson e Telefônica.  Possui MBA em gestão empresarial e planejamento digital pela FGV, graduação em Economia pela Universidade de Mackenzie.

CMO do grupo Knewin. Rose Silva é CMO do grupo Knewin e possui mais de 20 anos de experiência. Acumula passagens pelas áreas de Marketing, Comercial, Recursos Humanos e Sucesso do Cliente em empresas B2B na área de tecnologia para comunicação, entre as quais SuaTV, Influency.me, Riweb, Dino, Comunique-se e agora na Knewin. Rose Silva é graduada em Marketing com MBA Executivo e especialização em Marketing de Serviços, além de ter participado do International Business Program pela FIU Florida International University.

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Diretora de Marketing, Inovação, Digital & Customer Life Time Value. Especialista em branding, CRM e publicidade digital, a mineira Patrícia Pessoa, 48, vem liderando iniciativas de transformação digital nos últimos dez anos. A executiva liderou diversas iniciativas de transformação digital nos últimos dez anos. Sua carreira teve início na área de tecnologia, na época em que isso era apenas um meio de estruturar a automação e criar infraestruturas.

Atuou por dez anos na indústria automotiva, em empresas como FCA Fiat Chrysler e Jeep, vivenciando a mudança de status do carro, mas voltou a atuar no mercado de tecnologia na IBM, onde liderou um projeto de Inteligência Artificial. Presente na Whirlpool desde 2021, onde ocupa o cargo de diretora de Marketing, Inovação, Digital & Customer Value das marcas Brastemp e Consul, Patricia Pessoa integra o grupo global de inovação das marcas com a missão de desenvolver os produtos que chegarão ao mercado nos próximos anos.

Diretora de Marketing e Sucesso do Cliente da EdTech amais educação, empresa especializada no desenvolvimento de soluções educacionais. Administradora com MBA em Gestão de Projetos e Customer Experience and Employer Experience, Gabriela tem ampla experiência na área Comercial e de Relacionamento com Cliente, com passagens pelas empresas Inspira Rede de Educadores, Eleva Educação, OI, Supergasbras e Souza Cruz. 

Nas instituições de educação, ela atuou ativamente no processo estratégico de captação de alunos e na oferta de ferramentas que contribuem com o processo de gestão e administração das escolas, criando réguas de relacionamento e sistemas integrados de comunicação. 

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Na amais educação responde pelas áreas de Marketing e Sucesso do Cliente, garantindo que as estratégias e as soluções desenvolvidas pela EdTech atendam as necessidades dos gestores e responsáveis pelos estudantes. Além desse olhar focado para que os resultados esperados sejam atingidos, a executiva também lidera o programa amais mulher que propõe ações, internas e externas, de apoio e suporte à presença feminina dentro do universo da tecnologia.

Diretora de Marketing, Relacionamento e Experiência com Cliente no escritório de advocacia /asbz. Graduada em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Gestão e Administração de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, possui mais de 15 anos de experiência na área. Tem passagem pelas empresas Claro, Sky e Grupo Iguatemi.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.
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