Oferecimento

A experiência do usuário e a era das fintechs: Desafios e potencialidades

O digital veio para ficar nas empresas, com suas potencialidades e desafios

28 mar 2024 - 06h15
Foto: Freepik

Hoje, o Brasil possui mais de 21 milhões de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), segundo dados recentes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que são responsáveis por empregar mais de 80% da mão de obra no país. 

Com o avanço das tecnologias de Inteligência Artificial e a busca por alavancar os negócios, as MPMEs têm olhado cada vez mais para o mercado de fintechs com o objetivo de otimizar não só o dia a dia, mas também cuidar da saúde financeira a médio e longo prazos. As fintechs, por sua vez, estão investindo fortemente em profissionais especializados que atuam como consultores dos empresários. 

Publicidade

Para se destacar em meio à concorrência, os bancos digitais têm focado em proporcionar uma melhor experiência do usuário, além de promover a inclusão financeira transcendendo barreiras geográficas indo para regiões fora dos grandes centros e a oferta de serviços exclusivos para contadores onde todos saem ganhando em benefícios. 

Benefícios oferecidos pelas fintechs

Serviços de dados sobre orçamento, facilidade de acesso ao crédito, modalidade bolepix (boletos com QR code), além da disponibilidade de especialistas em finanças, são alguns dos benefícios oferecidos pelas fintechs para as MPMEs. Já no cotidiano dos profissionais da contabilidade, a IA ajuda a otimizar tarefas repetitivas, processando grandes quantidades de dados ao mesmo tempo. 

Por exemplo, há ferramentas que mostram a classificação de despesas e geração de relatórios financeiros, assim como recursos que ajudam em obrigações tributárias, reduzindo erros humanos e trazendo insights valiosos para as tomadas de decisões estratégicas nas empresas. 

Com o advento da IA, há uma preocupação de substituição dos profissionais, mas ao contrário do que se pensa, a tecnologia é uma grande aliada e requer especialistas que sejam dinâmicos e assertivos ao se comunicar com os clientes. 

Publicidade

A meu ver, a tecnologia veio para revolucionar o modo de se empreender e fazer contabilidade. Muito embora tenhamos avançado nos últimos anos, a IA tem suas potencialidades, mas também apresenta desafios. As fintechs precisam investir em segurança cibernética para garantir a proteção de dados sensíveis dos usuários, porque tudo evolui rapidamente. 

Além disso, ainda há um estigma em relação ao uso das tecnologias de IA, do quanto elas são benéficas, principalmente para as pequenas empresas, que aos poucos vão aderindo ao sistema. 

(*) Paulo Castro é CEO do Contbank, banco digital especializado em oferecer produtos financeiros inteligentes e crédito para micro, pequenas e médias empresas.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se