A principal vitrine, hoje em dia, para apresentar uma empresa ao mercado é a internet. A evolução da web alterou o funcionamento da economia de forma profunda: desde a praticidade dos aplicativos de compra e entrega até a visibilidade alcançada com as redes sociais.
Essa revolução que acontece a cada minuto tem exigido um reposicionamento de marcas empresariais. Mesmo as mais tradicionais tiveram de repensar as estratégias de comunicação para se adaptar ao novo cenário.
E é assim que as estratégias de branding surgem para ajudar as empresas. É uma forma de gerenciar a marca de forma a potencializar a difusão da sua imagem e o envolvimento do público.
Junior Neves, consultor de marketing digital e especialista no tema, lista cinco pontos fundamentais que devem estar em qualquer estratégia de branding bem-sucedida: histórias, personagens, discurso, segredos e signos. Segundo ele, esses preceitos são indispensáveis para “marcas que quiserem se destacar nas redes sociais transmitindo sensações, emoções e percepções”. A marca deve suscitar uma imagem capaz de se associar com o imaginário do público.
Também existem erros e preconceitos que podem dificultar a implementação de uma política de branding de sucesso. Um dos mais comuns é tratar o assunto apenas como uma questão de identidade visual. De acordo com Junior Neves, quem cai nesse erro ignora que o branding diz principalmente sobre redefinir a identidade geral da empresa, suscitando valores atrativos para o cliente.
“No caso do marketing, a pessoa precisa ir atrás do cliente. Usando o branding, o cliente vem até você pelo desejo de usar a marca”, explica ele.
Portanto, é importante que o posicionamento envolva a marca com significado e memorização, deixando claras as posições e foco perante o mercado.