As ações da China reduziram as perdas e fecharam em alta nesta quarta-feira, impulsionadas pelos ganhos das empresas de telecomunicações.
As ações de Hong Kong, por sua vez, tiveram leve queda, com os investidores continuando a digerir os planos do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de nomear pessoas linha-dura em relação à China para cargos importantes no gabinete.
No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 0,51%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,62%, depois de chegar a cair 0,6% durante a sessão.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, devolveu a maior parte das perdas e fechou em queda de 0,12%, ficando próximo de uma baixa de sete semanas.
O setor de comunicações liderou a alta das ações do continente, com a operadora estatal de telecomunicações China Unicom subindo 7,3% e a empresa do mesmo setor China Mobile saltando 4,2%.
Os investidores estão monitorando de perto as nomeações de Trump para seu gabinete, especialmente suas escolhas de pessoas linha-dura em relação à China, enquanto avaliam as implicações para as futuras relações sino-americanas.
Marco Rubio, que criticou duramente a China, deve se tornar o secretário de Estado, enquanto Mike Waltz será o assessor de segurança nacional, segundo fontes.
"Os investidores estão agora concentrados nas escolhas do gabinete de Trump para avaliar se sua política em relação à China será mais agressiva do que durante seu primeiro mandato", disse Jason Chan, estrategista sênior de investimentos do Bank of East Asia.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,66%, a 38.721 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,12%, a 19.823 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,51%, a 3.439 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,62%, a 4.110 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 2,64%, a 2.417 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,53%, a 22.860 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,24%, a 3.720 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,75%, a 8.193 pontos.