O principal índice acionário da Europa tinha leve alta nesta segunda-feira, com as ações de chips avançando após o anúncio de um grande investimento em inteligência artificial pela Microsoft, iniciando uma semana repleta de dados em todo o mundo, incluindo números de inflação na Europa e de emprego nos Estados Unidos.
O índice STOXX 600 subia 0,09%, a 508,63 pontos, seguindo os sinais de um fechamento otimista em Wall Street na sexta-feira. [.N]
O setor de tecnologia liderava os ganhos entre os principais subsetores do STOXX, subindo 2,5%, com ações de chips como ASML, ASMI e STMicroelectronics avançando.
Os fabricantes de semicondutores receberam um impulso depois que a Microsoft disse na sexta-feira que planeja investir cerca de 80 bilhões de dólares no ano fiscal de 2025 no desenvolvimento de data centers para treinar modelos de IA e implantar IA e aplicativos baseados em nuvem.
"A demanda entre as grandes empresas de tecnologia dos EUA por capacidade de IA é voraz no momento, portanto, a expectativa é que a demanda por chips semicondutores ainda seja extremamente forte até 2025", disse Susannah Streeter, chefe de dinheiro e mercados da Hargreaves Lansdown.
No lado negativo, o setor de alimentos e bebidas ampliava as perdas após a queda de sexta-feira, quando o cirurgião geral dos EUA recomendou alertas sobre câncer em bebidas alcoólicas, com as ações caindo 0,9% no dia.
O calendário de dados para a semana será pesado, com leituras de inflação em toda a Europa ao longo da semana, começando com uma leitura da inflação alemã em dezembro mais tarde.
O destaque principal desta semana será o relatório de emprego de dezembro nos EUA, a ser divulgado na sexta-feira, uma medida crucial para avaliar a trajetória da taxa de juros do Federal Reserve para 2025.
. Em LONDRES, o índice Financial Times recuava 0,24%, a 8.204 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX subia 0,31%, a 19.967 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhava 0,34%, a 7.307 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 0,28%, a 34.224 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava baixa de 0,20%, a 1.628 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizava-se 0,59%, a 6.406 pontos.