As ações europeias subiam nesta quinta-feira, após dados benignos de inflação nos Estados Unidos consolidarem as apostas de um corte nos juros do Federal Reserve em setembro, enquanto os ganhos da seguradora Admiral contribuíam para a sensação de otimismo.
O índice STOXX 600 subia 0,2%, sendo negociado próximo à máxima de duas semanas, e estava no caminho certo para uma terceira sessão consecutiva de ganhos.
O setor de seguros avançava 0,6%, impulsionado por uma alta de 8,2% na Admiral, depois que a seguradora britânica de automóveis e residências divulgou um salto de 32%, melhor do que o esperado, no lucro antes dos impostos do primeiro semestre.
As leituras moderadas de inflação dos EUA nesta semana consolidaram as expectativas de que o Fed reduzirá os custos de empréstimos em setembro pela primeira vez em quatro anos e meio.
Operadores agora estão divididos sobre se as autoridades optarão por uma redução de 50 pontos-base ou por um corte menor de 25 pontos-base.
"Provavelmente, teremos um corte de 25 pontos-base, porque é assim que os bancos centrais sempre trabalharam. Entretanto, se eles fizerem um corte de 50 pontos-base, isso terá um grande mérito e poderá evitar uma recessão", disse Manish Singh, diretor de investimentos da Crossbridge Capital.
Entretanto, uma dose de cautela ainda pairava no ar, com os investidores na espera de mais dados econômicos, incluindo a divulgação dos números das vendas no varejo e dos dados semanais de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA.
. Em LONDRES, o índice Financial Times avançava 0,04%, a 8.284 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX subia 0,36%, a 17.950 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhava 0,06%, a 7.337 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 1,00%, a 32.328 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava alta de 0,21%, a 1.775 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizava-se 0,11%, a 6.604 pontos.