A Sabesp informou nesta quarta-feira que a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou aumento de 6,495% nas tarifas da empresa a partir de 27 de dezembro.
A agência havia autorizado em meados de abril deste ano um reajuste de 5,44% nas tarifas da empresa, em um processo de revisão tarifária que deveria ter sido concluído em agosto do ano passado.
O reajuste aprovado em abril acabou sendo suspenso na época pela Sabesp para uma "data oportuna", que acabou ficando para depois das eleições de outubro.
A companhia enfrenta grave crise hídrica no Estado de São Paulo que forçou a empresa a conceder descontos nas tarifas dos consumidores que economizarem água e a contingenciar pelo menos 900 milhões de reais em seu orçamento de 2014.
A Sabesp sofreu queda de 81% no lucro do terceiro trimestre em relação ao resultado obtido no mesmo período do ano passado, para R$ 91,5 milhões.
Em meados deste mês, o diretor financeiro da companhia, Rui Afonso, afirmou a analistas que o reajuste das tarifas acabaria sendo maior que 5,44% diante da necessidade de correção monetária.