Nesta semana as instabilidades mais intensas se concentram sobre a metade norte do Brasil e a chuva se espalha sobre grande parte das áreas produtoras de cana do Centro-Oeste e sobre o interior da fronteira agrícola do Matopiba. A chuva também colabora para diminuir o calor intenso. Observe o mapa de acumulado de chuva para o período de 14 a 18 de Outubro.
Em áreas entre Mato Grosso e Goiás, Triângulo e Cerrado mineiro há condições para chuva de aproximadamente 100 mm nos próximos cinco dias. No Paraná e interior do Sudeste, grande parte das áreas produtoras devem ter uma semana de tempo mais firme e chuvas muito esparsas devem atingir a faixa leste da região e noroeste paulista.
No Sul do Brasil a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai pode provocar tempestades no oeste da região.
Na terça-feira (15/10), na região das Missões, oeste, campanha e sul do estado ficam em alerta de perigo, com previsão de tempestades que incluem chuvas volumosas e temporais severos.
Na faixa central, vales, região metropolitana e norte, também há possibilidade de temporais ao longo do dia. Já para o norte e a serra gaúcha, as chuvas devem variar de moderada a forte intensidade, atingindo essas áreas durante a terça-feira.
Foto: Getty Images
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!