O Paraná praticamente finalizou a colheita do trigo. A produtividade média ficou abaixo das estimativas iniciais. De acordo com o boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), a qualidade foi prejudicada em áreas afetadas pelas geadas, com grandes percentuais de trigo tipo 2 ou 3, porém, em áreas onde apenas a seca foi problemática, a qualidade está melhor, com PH acima de 78.
Não houve problemas com chuvas durante a colheita. Ainda de acordo com o Deral, a expectativa dos produtores é que as semeaduras mais tardias tenham um desempenho melhor.
Fonte: Getty Images
Centeio
O reflexo da estiagem, altas temperaturas e as geadas trouxeram problemas para as áreas de aveia branca no sul do estado do Paraná. Há relatos de que áreas de centeio tiveram produtividades aquém do esperado.
Cevada
A produtividade da cevada também foi afetada pela seca e pelas geadas. Porém, assim como o trigo, as áreas mais tardias apresentam boas condições de desenvolvimento e foram beneficiadas pelas chuvas recentes. A colheita deve atingir seu pico em breve.
Previsão do tempo para o Paraná
A semana começa com tempo mais estável sobre as áreas produtoras o que irá contribuir para os produtores finalizarem os tratos culturais pós finalização da colheita do trigo.
Nesta quarta-feira (23/10), há previsão para o aumento das instabilidades sobre o interior do Paraná. Podem ocorrer episódios de chuva na forma de pancadas moderadas, mas serão episódios esparsos.
As chuvas devem aumentar de forma significativa a partir da quinta-feira (24/10). As regiões oeste, central, norte e sul terão volumes expressivos, com acumulados que podem ultrapassar 60mm, principalmente entre quinta e sexta-feira.
Figura 1- Acumulado de chuva esperado entre 21 de outubro e 25 de outubro. Fonte: Climatempo
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!