Os trabalhos de plantio de arroz continuam avançando no Rio Grande do Sul. Já foram semeados 77.645 hectares, representando 8,19% dos 948.356 hectares. A Fronteira Oeste é a região mais adiantada, com 75.082 hectares plantados, correspondendo a 26,67% dos 281.542 hectares estimados.
Na região Central, foram semeados 1.336 hectares, o que equivale a 1,06% dos 125.860 hectares. A única exceção é a região da Zona Sul, onde os produtores ainda não iniciaram a semeadura. Os dados são do IRGA - Instituto Rio Grandense do Arroz.
Fonte: IRGA
"As fortes chuvas desta semana irão atrapalhar os trabalhos de semeadura, exceto naquelas regiões que se utilizam do sistema pré-germinado. Como é o caso da região da Quarta Colônia e outros municípios, como Candelária, caracterizados por muitas áreas de pré-germinado. Essas regiões, possivelmente, vão continuar sua semeadura normalmente, porque a chuva não é um empecilho tão grande para seguir a semeadura", explica Luiz Fernando Siqueira, gerente da Extensão Rural (Dater).
Siqueira complementa que nas demais regiões do Estado, as condições de semeadura só irão ocorrer quando o tempo novamente melhorar.
Previsão do tempo para os próximos dias
Nesta quinta-feira (26/09), há condições para temporais localizados em áreas da campanha gaúcha, na fronteira oeste gaúcha e no sul do estado. Na Grande Porto Alegre, nos vales, região central, nas missões gaúchas e no noroeste do estado as chuvas serão volumosas e com chance para granizo isolado. A temperatura fica amena e as rajadas de vento variando entre 51 e 70 km/h - ao longo do dia, independente de chuva.
Na sexta-feira (27/09), a frente fria se afasta, mas ainda pode chover na Grande Porto Alegre/RS, na serra e os vales gaúchos, principalmente entre a madrugada e manhã. Não há mais previsão de chuva forte para nenhuma das áreas do estado gaúcho. A temperatura continua amena.
No sábado, o sol aparece e o tempo fica firme em todo o Rio Grande do Sul. No domingo, faz calor com temperatura próxima dos 30 graus na região das missões e no noroeste gaúcho.
Foto: Getty Images