O milho verão safra 24/25 está em fase de semeadura no Rio Grande do Sul. Os trabalhos no campo estão mais avançados no noroeste do estado, especialmente nas áreas próximas ao Rio Uruguai. No restante do Estado, a maioria das áreas está sendo preparada e a semeadura ainda está no início. O ritmo de plantio varia de acordo com as condições de umidade do solo.
De acordo com a Emater/Ascar-RS, a expectativa de uma redução na área cultivada em relação à safra anterior, devido ao alto custo de produção, à baixa margem de remuneração e à recorrência de cigarrinha-do-milho.
As lavouras semeadas com maior antecedência, que estão no início do desenvolvimento vegetativo, germinação e emergência, apresentam estande satisfatório. Para a Safra 2024/2025, a projeção é que sejam cultivados 748.511 hectares e a produtividade estimada em 7.116 kg/ha.
Foto: Getty Images
Frente fria vai ajudar na manutenção da umidade do solo
Nesta segunda-feira (09/08), o sol aparece entre muitas nuvens com chuva a qualquer hora do dia no sul e centro gaúcho, região da Campanha e região de Vales. No norte, noroeste, região da Missões e de serra, o sol aparece e faz calor.
Na terça-feira (10/09), ainda há condições para chuva no sul e leste do estado, ainda pela manhã. A tendência é de que as instabilidades percam força e o tempo volte a ficar firme. O sol aparece nas demais áreas do estado e não chove. As temperaturas ficam mais elevadas no norte e noroeste gaúcho.
A passagem de uma frente fria na segunda metade da semana irá ajudar na manutenção da umidade no solo para o plantio da safra verão no estado gaúcho. Na quarta-feira (11/09), o sol predomina em todo o estado gaúcho e as temperaturas sobem. No final do dia, uma nova frente fria se aproxima do estado, provocando chuva nas áreas de fronteira com o Uruguai.
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!