O chefe do Airbus Group insitou países da Europa a realizar uma fundamental reforma na indústria de lançamento de foguetes espaciais e a dar um papel maior para as companhias para evitar que se tornem "irrelevantes" no clube mundial de US$ 6,5 bilhões de lançamento de foguetes.
Seu chamado por uma voz maior da indústria nas parcerias públicas e privadas por trás do foguete espacial europeu Ariane é uma resposta à chegada da companhia americana de baixo custo Space Exploration Technologies (SpaceX), comandada pelo magnata de carros elétricos Elon Musk.
"Acredito que estamos em um momento decisivo para o futuro da Europa no espaço e para a indústria europeia de lançamentos", disse à Reuters o presidente-executivo do Airbus Group, Tom Enders.
A SpaceX de Musk oferece lançadores leves de foguetes para transportar satélites de comunicação a preços menores que os de mercado, e está levando outros na indústria a ver o que podem fazer para reduzir custos.
A Europa quer substituir o lançador de foguete Ariane 5 por um Ariane 6 até 2021, mas está enfrentando dificuldades com estruturas rígidas por trás do design, da fabricação e da comercialização de lançadores espaciais. "Ou melhoramos e integramos muito nossas estruturas industriais ou nos tornaremos irrelevantes", disse Enders.
Publicidade
1 de 33
Airbus A350
Foto: Reuters
2 de 33
Airbus A350
Foto: AP
3 de 33
Airbus A350
Foto: AFP
4 de 33
Interior do Airbus A380 da Emirates Airlines
Foto: AFP
5 de 33
Interior do Airbus A380 da Emirates Airlines
Foto: AFP
6 de 33
Interior do Airbus A380 da Emirates Airlines
Foto: AFP
7 de 33
Airbus A380 da Emirates Airlines
Foto: EFE
8 de 33
Airbus A400 M
Foto: AFP
9 de 33
Airbus A400 M
Foto: EFE
10 de 33
Airbus A400 M
Foto: Reuters
11 de 33
E-Fan: protótipo de avião elétrico tripulado do Grupo EADS
Foto: AFP
12 de 33
As bateria ficam localizadas nas asa da aeronave
Foto: AFP
13 de 33
O protótipo pode decolar a uma velocidade máxima de 60 km/h
Foto: AFP
14 de 33
O E-Fan tem 7,67 metros de comprimento e 9,5 metros de envergadura
Foto: AFP
15 de 33
A aeronave experimental é pilotada por uma pessoa
Foto: AFP
16 de 33
O primeiro voo público do E-Fan foi feito em abril deste ano
Foto: AP
17 de 33
Ele tem quatro motores elétricos
Foto: AP
18 de 33
Antonov A124
Foto: AP
19 de 33
Antonov A124
Foto: Reprodução
20 de 33
Chanceler alemã Angela Merke participou da abertura da feira de aviação
Foto: AP
21 de 33
Boeing C-17A
Foto: Reuters
22 de 33
Bundeswehr Drone
Foto: AP
23 de 33
Dornier DO-24ATT
Foto: EFE
24 de 33
Dornier Seastar
Foto: AFP
25 de 33
Embraer ERJ 145
Foto: AFP
26 de 33
Mig-29
Foto: EFE
27 de 33
Northrop F-5E Tiger II
Foto: AP
28 de 33
Northrop F-5E Tiger II
Foto: AP
29 de 33
Tornado IDS
Foto: AFP
30 de 33
Transall C-160
Foto: Reuters
31 de 33
Transall C-160
Foto: Reuters
32 de 33
Transall C-160
Foto: Reuters
33 de 33
WeFly Team
Foto: Reuters
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.