Oferecimento
Economia

Alckmin diz que Brasil não é problema para os EUA: 'Americanos têm US$ 25 bi de superávit conosco'

Presidente em exercício afirmou em evento que negociações com os Estados Unidos sobre as tarifas estão ocorrendo e que Brasil defende o 'ganha-ganha'

24 mar 2025 - 09h38
(atualizado às 09h45)
Segundo Alckmin, governo tem se empenhado em avançar nas negociações com os EUA
Segundo Alckmin, governo tem se empenhado em avançar nas negociações com os EUA
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira, 24, que o Brasil não é problema para os Estados Unidos, em meio às preocupações com a política tarifária americana.

"A relação do Brasil com os Estados Unidos é secular. O Brasil não é problema para os Estados Unidos. Temos superávit na balança comercial, tanto no setor de serviços como no setor de bens. Os EUA têm déficit com o mundo, mas têm superávit de US$ 25 bilhões com o Brasil", frisou, em participação remota no evento Rumos 2025, organizado pelo jornal Valor Econômico.

Publicidade

Alckmin lembrou que a tarifa final média de importações dos Estados Unidos pelo Brasil é de 2,7%. O presidente em exercício disse que conversou com o secretário de comércio dos EUA, Howard Lutnick, e que pontuou que os países deveriam aproveitar novas oportunidades.

"São negociações que estão ocorrendo e defendemos o ganha-ganha. Os EUA são importantes para o Brasil, porque vendemos produtos de valor agregado. Nosso empenho é avançar nessas negociações", disse.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações