O Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT) processou a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) em R$ 1 milhão por assédio moral na unidade de Maceió.
Segundo a entidade, gerentes da companhia eram grosseiros com os trabalhadores e cobravam resultados com rigor excessivo. O ministério considerou o tratamento, que era feito na presença dos demais empregados, humilhante.
A Ambev foi acusada de obrigar os funcionários a compensar feriados em dias de sábado, quando a jornada de trabalho é de apenas quatro horas. O MPT pede, em caráter imediato, que os supervisores da empresa sejam proibidos de cometer qualquer conduta que acuse abuso moral por meio da utilização de palavras e gestos, além da concessão de folgas compensatórias relativas aos feriados trabalhados.
Em nota, a empresa informou que não comenta ações jurídicas em andamento e que em hipótese alguma pratica ou tolera qualquer desrespeito aos seus empregados. "A Ambev incentiva a cooperação interna, a ética e a transparência nas relações entre seus funcionários."