Oferecimento

Americanas desliga mais de 5.500 funcionários em uma semana

Para o Natal, a Americanas anunciou nesta semana a abertura de 7 mil vagas em funções temporária

7 dez 2023 - 16h29
(atualizado em 8/12/2023 às 08h56)
Americanas encerrou outubro com 1.759 lojas, ante 1.779 lojas em funcionamento ao final de setembro.
Americanas encerrou outubro com 1.759 lojas, ante 1.779 lojas em funcionamento ao final de setembro.
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

A Americanas, em recuperação judicial, desligou 5.526 funcionários na semana de 27 de novembro a 3 de dezembro, encerrando o período com um total de 33.861 trabalhadores, conforme documento regulatório divulgado nesta quinta-feira.

A varejista destacou que as dispensas incluem desligamentos voluntários (306 registros) e 4.876 términos de contratos temporários. Na outra ponta, admitiu 359 funcionários.

Publicidade

Mais tarde, em nota, a Americanas afirmou que 88% dos desligamentos eram referentes a demissões de funcionários contratados temporariamente para o período promocional da Black Friday.

No documento regulatório, a empresa reforçou a sazonalidade de seu quadro de funcionários em função das oscilações do mercado de varejo, com picos em épocas comemorativas, como Páscoa, Black Friday e Natal, e disse que o número absoluto de desligamentos ficou em linha com períodos anteriores à recuperação judicial.

Para o Natal, a Americanas anunciou nesta semana a abertura de 7 mil vagas em funções temporárias para reforçar sua operação no período de festividades.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se