A Americanas decidiu unificar suas principais marcas de comércio eletrônico e usar apenas a marca Americanas como referência. A informação foi divulgada inicialmente pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e confirmada pelo Terra.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A varejista vai integrar os sites e aplicativos da Shoptime e da Submarino. Assim, a marca de referência da companhia será apenas a Americanas, suprimindo as outras duas. A unificação foi repassada parcialmente às equipes em maio.
Ao Terra, a Americanas informou que a integração tem como objetivo fortalecer o digital da companhia. “A decisão contemplou o alinhamento com a nova estratégia de negócios, que foca em uma operação mais ágil, rentável e eficiente”.
A companhia ressalta ainda que "a integração acelera seu plano de transformação e foco, oferecendo novas possibilidades para clientes, parceiros, fornecedores, acionistas e investidores."
A Shoptime era parte do grupo desde 2005, quando já completava uma década de existência no mercado brasileiro. Já a Submarino nasceu em 1999 e, em 2006, realizou uma fusão com a Americanas.
Novo capítulo da crise
A Americanas vive um novo capítulo da crise desencadeada pela revelação de um esquema de fraude contábil que provocou um rombo de R$ 25 bilhões em 2023.
Estão envolvidos na fraude, o ex-CEO da companhia, Miguel Gutierrez, e a ex-diretora Anna Saicali. Os dois foram alvos da Operação Disclosure, da Polícia Federal.
Provas obtidas pelo Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) no caso indicam que os envolvidos usavam códigos para sinalizar as diferentes fases da adulteração de dados que seriam revelados para o mercado.