O franchising continua forte no Brasil. Com faturamento anual bilionário, o setor de franquias oferece opções de investimento nas áreas da saúde, beleza, bem-estar, educação e serviços, dentre tantos outros.
Mas o que é de fato importante na hora de franquear um negócio? “Quando decidi expandir além das unidades próprias, encontrei no modelo de franquia o melhor formato para padronizar a qualidade dos serviços”, diz Ana Paula Ferro, CEO da Emporium da Beleza, franquia 6 em 1 de estética avançada e emagrecimento. Ela fundou o próprio negócio em 2005, mas só entrou para o franchising em 2018.
Com faturamento anual na casa dos R$ 80 milhões em mais de 100 unidades, Ana Paula aprendeu muitas lições com o modelo de franquias. Ela própria separou 5 lições aprendidas ao longo desses anos.
1. Molde sua marca
“Isso vale para todo o negócio: lucratividade, gestão de pessoas, sazonalidade, crescimento de mercado. Se não mostrar autoridade e experiência, não conseguirá entregar o suporte e competitividade necessários para sustentar um negócio em franquia”, comenta Ana Paula.
2. Estabeleça uma filosofia
“Construa uma rede de colaboradores e parceiros que se alinhem com seus panoramas pessoais e os da marca. Você não chegará em lugar algum sozinho e, principalmente, sem que saiba qual é o ponto de chegada. Este será o cerne de suas estratégias de mercado”, explica.
3. Crie um produto chamativo e exclusivo
“Construa um diferencial. No meu caso, desenvolvi uma série de protocolos exclusivos de procedimentos, nutri e dermocosméticos, que evocam aos meus clientes uma experiência única. Ao demonstrar ao público que você de fato é diferente das outras, cria-se uma relação de confiança que garantirá sua lealdade”, aponta ela.
4. Forme uma estrutura sólida e transparente
“Foque em formar uma franqueadora com estrutura sólida e autogerida. Além disso, seja transparente com seus estudos financeiros e DRE. As pessoas confiarão o dinheiro da vida delas no seu negócio, portanto, quem firmar parceria com você precisa estar seguro do terreno em que está pisando e do suporte que receberá.”
5. Sempre invista em melhorias
Inovação é o motor do negócio. Se, antes de moldar a franquia, é preciso investir em produtos exclusivos e de qualidade, esse esforço deve se redobrar quando a marca, finalmente, se estabelece no mercado.
“Mesmo quando for líder entre seus concorrentes, negue a zona de conforto. Ainda que entregue seus serviços com excelência, procure sempre melhorar. Tenha disciplina e não se conforme se disserem que é o suficiente. Apenas quem nunca fecha os olhos para inovações chega à excelência”, completa.