Oferecimento

Anac terá de redistribuir horários de voos em Congonhas

Os slots deverão ser operados por aeronaves com, no mínimo, 90 assentos

9 jul 2014 - 12h27
<p>Um Airbus A320 da TAM realiza o taxiamento para decolar conforme um Boing 737 da Gol pousa na pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo</p>
Um Airbus A320 da TAM realiza o taxiamento para decolar conforme um Boing 737 da Gol pousa na pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Foto: Rickey Rogers / Reuters

O governo determinou nesta quarta-feira que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) redistribua os slots, horários de chegadas e partidas, dos aviões no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, segundo resolução do Conselho de Aviação Civil publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira.

Entre os critérios que serão considerados para a redistribuição estão regularidade e pontualidade das companhias, percentual de participação de cada empresa de transporte aéreo regular de passageiros no mercado nacional, participação de cada empresa no mercado de aviação regional do País e eficiência operacional nacional média dos voos de cada empresa.

Publicidade

O governo federal ainda determinou que seja adotado um sistema de pontuação com base nos critérios, aplicável às empresas que participem da redistribuição dos slots.

Os slots redistribuídos deverão ser operados por aeronaves com, no mínimo, 90 assentos.

"A partir de outubro de 2014, a ANAC deverá aferir a regularidade e pontualidade das empresas para realizar a primeira redistribuição de slots no Aeroporto de Congonhas, de acordo com as diretrizes desta Resolução, na temporada subsequente", informou o documento.

Já a distribuição de novos slots em Congonhas, se ocorrer, deve priorizar empresas aéreas entrantes no aeroporto. A primeira distribuição de novos slots em Congonhas deverá ocorrer a partir de 1º de agosto.

Publicidade

Empresas consideradas entrantes serão aquelas que detêm até 12% do total de slots disponíveis no aeroporto.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações