A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encontrou metais pesados, aditivos proibidos e contaminantes em uma série de alimentos vendidos no Brasil de 2021 a 2023. A informação consta no relatório do Programa de Monitoramento de Aditivos Alimentares e Contaminantes em Alimentos (Promac), publicado neste mês.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No documento, a Anvisa afirma ainda ter constatado a presença de corantes artificiais utilizados sem a devida identificação na embalagem dos produtos. Por lei, a inserção do nome dos aditivos alimentares na lista de ingredientes é obrigatória, e em diversas amostras os corantes foram identificados, mas não estavam descritos nos rótulos.
Nas análises de aditivos alimentares, um dos resultados preocupantes foi em relação ao bromato de potássio, já que é um aditivo proibido no país. O bromato de potássio apareceu em um número limitado de amostras (4%). Entre as 151 amostras analisadas, seis apresentaram resultado insatisfatório.
“Mesmo com poucas amostras analisadas, é possível considerar que a irregularidade ainda possa ser constante. Por isso, recomenda-se que mais amostras sejam coletadas para melhor avaliação deste cenário”, diz a Anvisa.
Sobre a utilização do bromato de potássio, a análise foi realizada majoritariamente em produtos de panificação, e todas as amostras consideradas insatisfatórias eram todas de pães doces com creme.
Entenda sobre os aditivos e os contaminantes
- Aditivos alimentares: são ingredientes adicionados de forma intencional ao alimento, com o objetivo de modificar as suas características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais. Segundo a Anvisa, o uso de aditivos deve ser limitado a alimentos específicos, em condições específicas e no menor nível necessário para alcançar o efeito desejado.
- Contaminantes: qualquer substância não intencionalmente adicionada aos alimentos e que está presente como resultado da produção, da industrialização, do processamento, da preparação, do tratamento, da embalagem, do transporte ou do armazenamento desses alimentos, ou como resultado de contaminação ambiental.
Outros alertas
Ainda em relação aos aditivos, resultados insatisfatórios foram constatados na análise de nitritos. Verificou-se que poucas amostras estavam acima dos limites máximos permitidos, considerando-se apenas o percentual de amostras analisadas, o que, teoricamente, não apresentaria preocupação toxicológica.
“No entanto, as categorias de alimentos nos quais esses aditivos são utilizados têm um alto consumo por alguns grupos populacionais. Portanto, é importante que se considere um plano amostral mais amplo para se obter conclusões mais robustas sobre o risco dos nitritos à saúde dos consumidores”, alerta a Anvisa.
Já nas análises de contaminantes em alimentos, foi possível verificar que, com relação aos metais, o cádmio e o chumbo apresentaram alguns resultados acima dos limites máximos tolerados.