Daniel Erthal, de 42 anos, viralizou em 2023 ao aparecer vendendo cerveja nas praias do Rio de Janeiro. Quase um ano depois, ele se prepara para deixar a vida de ambulante para trás e se tornar empresário. O ex-ator de Malhação pretende abrir seu próprio bar, no bairro de Botafogo, até fim de novembro de 2024.
"Quero estar aberto no dia 30, quando será a final da Libertadores, para reunir a torcida do Botafogo. Adoraria estar na Argentina vendo meu time jogar, mas agora tenho uma responsabilidade maior. Como eu digo, empreender não é fácil, mas pelo menos não vou correr mais do rapa", contou ele, ao jornal Extra!.
Desde que passou por um sufoco em Copacabana e teve sua licença de ambulante negada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, ele tem vendido cerveja em Botafogo, na porta do Estádio Nilton Santos, popularmente conhecido como Engenhão, sede do time alvinegro. Por lá, reparou que existia espaço para um bar.
"Só devo montar em mais duas partidas e acabar, porque a logística é muito difícil e eu faço tudo sozinho. Então, não dá pra estar perto do estádio e no bar ao mesmo tempo. A prioridade agora é fazer meu negócio prosperar [...] O pedreiro é muito bom e me ajuda muito. Eu não tenho conhecimento necessário para participar da reforma, mas quando precisa estou lá carregando peso".
Essa transição de vendedor para empresário apenas foi possível graças à atenção que ele recebeu nas redes sociais. Daniel Erthal chegou a ganhar uma Kombi de seus seguidores para ajudar no trabalho de ambulante, mas teve problemas com o veículo. De lá para cá, o ator faturou bastante com publicidade. Segundo o próprio, está investindo cerca de R$ 100 mil para abrir seu bar, o Birosca Ilha da Sede.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Meu engajamento é ótimo, e isso chamou atenção das marcas. Então, hoje faço muitas publis. Se não fosse isso, não conseguiria viver desse trabalho, muito menos ter um bar. Eu me tornei um influenciador [...] Recebo muitas mensagens de gente que quer ter um negócio, se tornar o próprio patrão. E minha história acabou virando um caso bem-sucedido", disse ele, que tem mais de 500 mil seguidores.