A especulação sobre a equipe econômica do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff voltou a pautar os negócios da Bovespa nesta quarta-feira, fazendo o principal índice subir após duas quedas consecutivas.
A repercussão a resultados corporativos também influenciaram o Ibovespa, que fechou em alta de 0,96%, aos 52.978 pontos. O giro financeiro foi de R$ 5,9 bilhões, ante média diária em 2014 de R$ 7,27 bilhões.
Ansiosos pelo anúncio de nomes-chave do time econômico de Dilma, reeleita no mês passado, investidores saíram a comprar ações após a Reuters ter publicado nesta manhã que o ex- presidente do Banco Central Henrique Meirelles é um dos principais candidatos ao posto de próximo ministro da Fazenda.
"O mercado comenta muito o nome de Meirelles. Ele tem mais nome e passa a imagem de ter mais independência", disse o economista Hersz Ferman, da Elite Corretora.
Paralelamente, o noticiário corporativo produziu alta acentuada de algumas ações, como da construtora Even e da companhia aérea Gol, que divulgaram seus resultados do terceiro trimestre.
Altas moderadas de blue chips como Petrobras e Itaú Unibanco, também deram sustentação ao índice.
Na ponta contrária, a operadora de telecomunicações Oi fechou em queda mesmo após a informação de que os grupos de private equity Apax Partners e Bain Capital fizeram proposta conjunta pelos ativos da PT Portugal com base em valor de empresa de 7,075 bilhões de euros, excluindo caixa e dívida.
Curso de investimento na Bolsa de Valores
Quer começar a investir na Bolsa? Aprenda sobre ações, pregão eletrônico e como realizar os investimentos. Curso certificado pelo MEC, inscreva-se e comece já!