A gigante americana do tabaco Reynolds American, número um mundial do setor, anunciou na terça-feira a compra da número três, Lorillard, por US$ 27,4 bilhões, incluindo sua dívida. A fusão cria um gigante avaliado em US$ 56 bilhões, que brigará por lucratividade frente ao Grupo Altria, fabricante da Marlboro.
A operação, que será realizada em dinheiro e ações, vem acoplada com a venda à britânica Imperial Tobacco de várias marcas conhecidas como Kool, Salem e Winston, por US$ 7,1 bilhões, informou a Reynolds em um comunicado.
Os acionistas da Lorillard, especializada nos cigarros mentolados (Newport, Kent) receberão US$ 50,50 em dinheiro e 0,2909 ação Reynolds por cada ação Lorillard, o que representa um valorização de 40,4% sobre o preço por ação de 28 de fevereiro, data em que surgiram as primeiras informações sobre uma possível operação entre as duas empresas de tabaco.
A Reynolds seguirá com suas históricas marcas Camel e Pall Mall, e sobretudo com a campanha de cigarros eletrônicos VUSE. Juntas, Reynolds e Lorillard controlariam 42% do mercado americano, contra 50% da Altria. A potencial fusão chega após anos de uma queda contínua no consumo de tabaco nos EUA, que foi reduzido em 4% somente no ano passado.
Segundo os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) dos EUA, o número de fumantes no país é de aproximadamente 42 milhões de pessoas, cerca de 18% da população adulta. Há dez anos atrás esse número era de 21% e, em 1965, de 43%. Entre os poucos segmentos que ainda crescem em uma indústria avaliada em US$ 100 bilhões estão os cigarros eletrônicos e os mentolados, setores nos quais a Lorillard é a líder de mercado.
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