Oferecimento

Argentina trava negociação entre Mercosul e União Europeia

Buenos Aires teme que seus produtos percam espaço no mercado brasileiro para concorrentes europeus

3 jun 2014 - 09h00

A Argentina, principal obstáculo para um acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE), quer impedir que o Brasil, Paraguai e Uruguai negociem em separado com países europeus, de acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo. Buenos Aires teme que seus produtos percam espaço no mercado brasileiro para concorrentes europeus. Os dois blocos econômicos tentam retomar as negociações para um acordo, travado desde 2003.

Presidenta Dilma Rousseff posa para foto oficial durante Cúpula dos Estados Parte e Estados Associados do Mercosul e convidados especiais
Presidenta Dilma Rousseff posa para foto oficial durante Cúpula dos Estados Parte e Estados Associados do Mercosul e convidados especiais
Foto: Roberto Stuckert Filho / PR / Agência Brasil

Documentos que vazaram na semana passada apontam que Brasil e Argentina estão em rota de colisão em função das negociações com a UE. O encontro entre sul-americanas e europeus em Bruxelas, que aconteceu no final de março, terminou sem avanços por causa da proposta simplória do Mercosul. O Brasil quer propor um plano que conta com um cronograma de abertura diferente para cada país do bloco econômico. Apesar da sinalização de apoio de Uruguai e Paraguai, a Argentina, que poderia ser mais protecionista nesta modalidade, rechaçou a proposta. O governo de Cristina Kirchner acredita que ritmos diferenciados de abertura dos países do Mercosul seriam ruins para a integração do bloco.

Publicidade

Brasil, Paraguai e Uruguai já conseguiram incluir 7% dos produtos na oferta para a UE. A Argentina, por outro lado, resiste em abrir mais de 82% do seu mercado.

PIB Mundial: Veja a ranking das maiores economias do mundo em 2013

Fonte: Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se