O sonho de muitas crianças é se tornar jogador de futebol. A carreira como atleta é almejada pela projeção social e altos salários. Entretanto, a maioria não consegue realizar o sonho de jogar profissionalmente. O baiano Junior Andrade, por exemplo, sonhava com o sucesso dos gramados, mas descobriu, na adolescência, que o seu talento estava longe do mercado da bola.
Nascido em Vitória da Conquista, na Bahia, o jovem formou-se em Arquitetura e Urbanismo e se especializou na construção de residências de luxo. À frente da JR Andrade Arquitetura, empresa que fundou em 2016 logo depois de sair da faculdade, o profissional, atualmente com 30 anos, tem projetos assinados no Brasil e em mais dez países.
Com forte atuação no Oriente Médio, Junior Andrade tem em seu portfólio imóveis construídos no Qatar, Kuwait, Bahrein, Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kosovo, Itália, Colômbia e Estados Unidos. A expansão e internacionalização dos negócios fez a empresa faturar no ano passado mais de R$ 2 milhões. Para este ano, a projeção é de um faturamento de R$ 3,5 milhões.
“Ser arquiteto não foi somente uma escolha de vida. É uma vocação profissional. Sempre gostei de desenhar. Minha mãe é professora de artes, tive um contato muito grande com essa parte de criação na minha infância. Acredito que a arquitetura está no meu DNA”, disse em entrevista ao Terra.
Expansão & internacionalização
Embora tenha criado a JR Andrade Arquitetura em 2016, a entrada no mercado internacional da companhia só aconteceu em 2020. Depois de muito planejamento e investimentos em propagandas nas redes sociais, Junior recebeu um convite para construir um empreendimento – Palácio Abo Omar – na Arábia Saudita.
“Lembro que na época ficamos extasiados com a dimensão daquele projeto que seria construído na cidade de Jeddah. Fiquei tão contente que arrumei as malas e, com apenas 15 dias após o recebimento da mensagem no Instagram, estava embarcando para viagem de fechamento de contrato”, revelou.
O Palácio Abo Omar está localizado em um terreno de 6 mil m² com uma área total construída de 14 mil m². A casa tem uma piscina suspensa com fundo em vidro, quadra de squash, cinema, cafeteria, uma mesquita, quadra poliesportiva, pista de boliche, playground e SPA.
Segundo o arquiteto, o projeto no país do Oriente Médio repercutiu internacionalmente e foi o precursor para projetos em outros países.
Para o futuro, o objetivo de Junior Andrade é levar a companhia ao continente Africano e expandir as operações nos Estados Unidos.