A Proteste, Associação de Consumidores, divulgou neste mês de abril os resultados da terceira edição da pesquisa comportamental sobre “Aspectos do Endividamento”. O estudo foi realizado na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, com 500 entrevistados.
A pesquisa tem como objetivo entender o grau de endividamento do consumidor e quais comportamentos e fatores externos fazem com que o consumidor chegue até o endividamento.
O endividamento dos brasileiros é preocupante e alcançou o maior nível histórico já registrado: segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,9% da população está endividada. E de acordo com o último levantamento do Serasa, 69,43 milhões de pessoas entraram 2023 com nome restrito.
Lista das 10 contas que não são pagas
De acordo com os resultados da pesquisa, 41% dos entrevistados já deixaram de pagar ao menos uma conta no último ano. Destes, 41% deixaram de pagar o cartão de crédito, um aumento de 29% em relação ao ano anterior, 32% a conta de internet e 30% a conta de energia.
- Cartão de crédito ― 41%
- Internet ― 32%
- Luz ― 30%
- Empréstimo ― 25%
- Telefone/Celular ― 23%
- Água ― 19%
- IPTU ― 18%
- Aluguel ― 13%
- Gás ― 6%
- Financiamento ― 4%
Assim como nas edições anteriores, os consumidores mais endividados são aqueles que possuem a menor renda (entre 1 e 2 salários mínimos). Além disso, em 2022, 24% dos entrevistados afirmaram estar consumindo menos. Este ano, esse dado saltou para 35%.
Os vilões do endividamento
O mau uso do cartão de crédito continua sendo considerado a principal causa do endividamento: 74% dos entrevistados apontaram a forma de pagamento como a razão das dívidas. Em segundo lugar, destaca-se o desemprego, considerado como um fator de endividamento por 37% dos respondentes. Esse quesito apresentou avanços, já que em 2022 correspondeu a 44% e em 2021, 65%.
E na hora de escolher o que não pagar, o cartão de crédito novamente é destaque: praticamente metade dos entrevistados afirmou que já deixou de pagar ao menos uma conta no último ano e destes, 41% deixaram de pagar o cartão de crédito – um aumento de 29% em relação ao ano passado. Em seguida às faturas de cartão de crédito, 32% deixaram de pagar a conta de internet e 30% a conta de energia.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.