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As 10 contas que mais deixam de ser pagas, segundo a Proteste

Segundo pesquisa da Proteste, 41% dos entrevistados deixaram de pagar o cartão de crédito

20 abr 2023 - 06h10
(atualizado às 09h08)
Foto: Adobe Stock

A Proteste, Associação de Consumidores, divulgou neste mês de abril os resultados da terceira edição da pesquisa comportamental sobre “Aspectos do Endividamento”. O estudo foi realizado na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, com 500 entrevistados.

A pesquisa tem como objetivo entender o grau de endividamento do consumidor e quais comportamentos e fatores externos fazem com que o consumidor chegue até o endividamento.

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Foto: Proteste / Reprodução

O endividamento dos brasileiros é preocupante e alcançou o maior nível histórico já registrado: segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,9% da população está endividada. E de acordo com o último levantamento do Serasa, 69,43 milhões de pessoas entraram 2023 com nome restrito.

Lista das 10 contas que não são pagas

De acordo com os resultados da pesquisa, 41% dos entrevistados já deixaram de pagar ao menos uma conta no último ano. Destes, 41% deixaram de pagar o cartão de crédito, um aumento de 29% em relação ao ano anterior, 32% a conta de internet e 30% a conta de energia.

  • Cartão de crédito ― 41%
  • Internet ― 32%
  • Luz ― 30%
  • Empréstimo ― 25%
  • Telefone/Celular ― 23%
  • Água ― 19%
  • IPTU ― 18%
  • Aluguel ― 13%
  • Gás ― 6%
  • Financiamento ― 4%

Assim como nas edições anteriores, os consumidores mais endividados são aqueles que possuem a menor renda (entre 1 e 2 salários mínimos). Além disso, em 2022, 24% dos entrevistados afirmaram estar consumindo menos. Este ano, esse dado saltou para 35%.

Os vilões do endividamento

O mau uso do cartão de crédito continua sendo considerado a principal causa do endividamento: 74% dos entrevistados apontaram a forma de pagamento como a razão das dívidas. Em segundo lugar, destaca-se o desemprego, considerado como um fator de endividamento por 37% dos respondentes. Esse quesito apresentou avanços, já que em 2022 correspondeu a 44% e em 2021, 65%.

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Foto: Proteste / Reprodução

E na hora de escolher o que não pagar, o cartão de crédito novamente é destaque: praticamente metade dos entrevistados afirmou que já deixou de pagar ao menos uma conta no último ano e destes, 41% deixaram de pagar o cartão de crédito – um aumento de 29% em relação ao ano passado. Em seguida às faturas de cartão de crédito, 32% deixaram de pagar a conta de internet e 30% a conta de energia.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.

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