Imagine uma assistente virtual turbinada com ChatGPT especialmente focada em profissionais autônomos. Imaginou? Pois é o que propõe a Assis, assistente virtual para autônomos que acaba de receber um aporte de R$ 27,5 milhões em sua primeira rodada de investimentos.
É o tipo de plataforma que chega na hora certa, no lugar certo. Dados do IBGE mostram que existem cerca de 25,5 milhões de pessoas trabalhando por conta própria no Brasil. Esses empreendedores precisam realizar muitas tarefas além de sua especialização, como marketing, vendas, suporte ao cliente, finanças, jurídico etc. E esse acúmulo de funções faz com que trabalhem até 56% mais horas semanais do que os funcionários registrados.
Segundo um estudo do Sebrae, um empreendedor individual costuma trabalhar em média 9,3 horas por dia ― muitas vezes aos finais de semana. Apesar desse desafio, o número de pessoas buscando o sonho do próprio negócio cresceu cerca de 7% nos últimos anos.
E é nesse contexto que entra a assistente virtual, auxiliando todo o processo de vendas, desde o primeiro clique até o dinheiro cair na conta. Através do bot integrado com o ChatGPT e o aplicativo, a Assis ajuda em toda a jornada do cliente. Isso inclui o primeiro atendimento, lembrá-lo das tarefas, verificar se ficou alguma dúvida, enviar um orçamento, verificar a disponibilidade e realizar as cobranças.
As dificuldades de um empreendedor solo
A Assis foi fundada por Raphael Machioni, co-fundador e ex-CEO da Vee Benefícios, que foi vendida para a gigante francesa Swile em 2020; João Bergamo, ex-CFO da Vee Benefícios; e Vagner Dutra, membro do time fundador de tecnologia do PicPay.
“Quando se é um empreendedor solo, não basta ser bom apenas em sua função. Você precisa se desdobrar e também fazer a parte de marketing, vendas, administração, jurídico e financeiro, por exemplo. Com isso, a produtividade cai bastante, já que todo o controle ainda é feito manualmente ― ou em diversos softwares diferentes”, diz Raphael Machioni.
“Trabalhei como assistente para os nossos primeiros clientes de teste e percebi que, quando eles começaram a escalar, a primeira contratação era justamente a de um ajudante. É praticamente impossível realizar sozinho todo o trabalho necessário, oferecer um ótimo atendimento, garantir uma experiência incrível e ainda manter uma boa qualidade de vida”, complementa o executivo.
Seu sócio, Vagner Dutra, reforça que foi com essa experiência que o trio de fundadores teve certeza de que não estavam inventando um problema para resolver, “mas resolvendo um problema enorme que já era solucionado com um alto custo, sem tecnologia e design”.
Até as vendas aumentaram depois da “ajudinha”
Após passarem a usar a assistente virtual com ChatGPT, alguns usuários observam que conseguiram vender mais. Foi um aumento de cerca de 23% nos clientes iniciais, além de deixá-los mais satisfeitos e terem mais tempo livre no dia a dia.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.