A ACSP (Associação Comercial de São Paulo) estima um prejuízo de R$ 126 milhões para o setor devido a impactos no fluxo de estabelecimentos comerciais com as fortes chuvas e consequente queda de energia registrada na sexta-feira, 3, em São Paulo.
Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, esses prejuízos foram, principalmente, por reduções nas compras "imediatas" e "por impulso" dos consumidores. Os impactos, no entanto, ainda são difíceis de estimar, pois os efeitos do temporal não foram homogêneos em toda a região.
A restrição na circulação causada pelas chuvas resultou em mais de 800 mil unidades consumidoras sem energia, prejudicando diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas.
A estimativa foi baseada no volume movimentado diariamente na cidade de São Paulo e na região metropolitana, levantado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP).
Apagão
Cerca de 200 mil imóveis na região metropolitana de São Paulo continuam sem energia, de acordo com posicionamento da Enel na manhã desta terça-feira, 7, quatro dias após as fortes chuvas e ventania que atingiram a região. Cerca de 90% dos imóveis tiveram o serviço restabelecido.
As fortes chuvas e rajadas de vento que atingiram grande parte do Estado de São Paulo na sexta-feira também deixaram ao menos oito mortos. Em Osasco, na Grande São Paulo, duas árvores caíram sobre um muro na Avenida Luiz Rink, atingindo um veículo e matando uma pessoa que estava no interior do automóvel, de acordo com a Defesa Civil.
Para falar com a Enel
O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626. Salve também a 'Elena' nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela consegue ajudar a registrar falta de luz, solicitar segunda via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.
Ouvidoria da Enel São Paulo: canal de relacionamento para solucionar ou responder reclamações que a pessoa ainda não conseguiu resolver pelos outros canais de atendimento.
Por teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8 horas às 18 horas).
Por carta: enviar em envelope fechado mencionando 'Ouvidoria' para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo-SP, CEP: 04794-00.