O Indicador de Atividade Econômica (PIB Mensal) abriu 2014 em alta, crescendo 0,4% em janeiro frente o último mês do ano passado, segundo informações divulgadas pela Serasa Experian nesta quinta-feira. Na comparação com janeiro de 2013, a expansão foi se 2,3%, a maior dos últimos quatro meses neste critério de comparação.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o verão desse ano, mais quente e seco do que o normal, elevou o consumo e produção de bens como energia elétrica, bebidas, ventiladores e ar-condicionado, sendo que o processo de recomposição de estoques impulsionou a atividade econômica em janeiro.
O destaque do primeiro mês do ano foi o setor industrial, com alta de 2,5% em janeiro. O setor de serviços também contribuiu positivamente, com avanço de 0,6%, enquanto agropecuária subiu 0,2%.
Segundo a Serasa, pelo lado da demanda agregada a expansão deveu-se ao mercado doméstico, já que os componentes do setor externo afetaram negativamente o desempenho da economia, com exportações recuando 2,7% e as importações subindo 4,8%. Em relação aos componentes domésticos do crescimento, janeiro registrou altas de 2,0% nos investimentos, 1,8% no consumo do governo e de 0,4% no consumo das famílias.