A Atividade Econômica (PIB Mensal) recuou 0,6% em junho na comparação com o mês imediatamente anterior, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pela Serasa Experian. Com o resultado, o segundo trimestre de 2014 encerrou com queda de 0,9% ante os três primeiros meses do ano.
Na comparação com junho de 2013, o recuo da atividade econômica foi de 1%. No acumulado do ano, o índice encerrou o primeiro semestre com avanço de 0,7% frente ao primeiro semestre do ano passado.
Confira quais são as maiores cargas tributárias do Brasil
“O fraco desempenho da atividade econômica durante o segundo trimestre deste ano relaciona-se com uma conjuntura econômica mais adversa, marcada pela queda dos níveis de confiança tanto de consumidores quanto de empresários, pelos juros altos e pelo menor número de dias úteis, especialmente em junho/14, por conta da fase de grupos da Copa do Mundo”, afirma a nota da Serasa.
Pelo lado da oferta agregada, mesmo com o avanço de 2,9% na atividade agropecuária durante o segundo trimestre, o setor exibiu recuo de 0,2% no comparativo anual. Já a indústria exibiu forte recuo no segundo trimestre de 2014, seja em comparação com o primeiro trimestre do ano (-2,7%), seja em relação ao segundo trimestre do ano passado (-4,3%). O setor de serviços teve crescimento nulo durante o segundo trimestre de 2014, frente ao primeiro trimestre deste ano, e alta de apenas 0,8% frente o segundo trimestre do ano passado.