Começou a circular nesta terça-feira, 24, novas moedas de R$ 1, lançadas pelo Banco Central em comemoração aos 30 anos de vigência do Plano Real. De acordo com a instituição, 45 milhões de moedas com o novo design entrarão em circulação este ano no País.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na frente, a efígie da República, já presente na moeda de circulação comum de 1 real, é acompanhada de linhas diagonais e do símbolo do padrão monetário. Na borda dourada, constam as legendas "30 Anos do Real", "1994-2024" e "Brasil".
No verso, a nova moeda é igual à de circulação comum, com a imagem de uma esfera sobreposta por faixa e a constelação do Cruzeiro do Sul fazendo alusão à Bandeira Nacional. O valor de face "1 real" e a era "2024" completam a composição.
A nova moeda foi desenvolvida em conjunto pelo Banco Central e pela Casa da Moeda do Brasil. Ao todo, em 2024, entrarão em circulação 137 milhões de moedas de 1 real.
O anúncio do BC sobre a homenagem frisa a importância do Plano Real para combater a hiperinflação no Brasil. O plano foi um conjunto de reformas econômicas implementadas na década de 1990, que retirou de circulação o cruzeiro real, substituindo-o pelo real.