O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira, 4, que pode tornar obrigatório que aplicativos de bancos e outras instituições financeiras que oferecem o Pix tenham um canal para denúncia em casos de golpes e fraudes.
O BC está elaborando a proposta da experiência do usuário, que será submetida ainda neste ano para consulta dos integrantes do Fórum Pix. A proposta é que em um primeiro momento seja uma recomendação, podendo no futuro se tornar obrigatório.
“A ideia é tornar mais célere o processo de denúncia, maximizando as chances de recuperação de valores em eventuais fraudes”, explicou a assessora sênior no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central, Mayara Yano.
Conforme o Yano, a mudança busca agilizar as denúncias de suspeitas de irregularidades. Ele ressalta que algumas instituições já possuem essa funcionalidade e a meta é ampliar e padronizar esse meio de denúncia.
"Algumas instituições já ofertam tal funcionalidade, mas queremos que seja implementado de forma mais ampla e com uma jornada minimamente padronizada, uma vez que canais digitais ofertam uma jornada mais conveniente aos usuários que as centrais de atendimento telefônico”.