Oferecimento

Banco é acusado de enganar clientes sobre juros de poupança e causar prejuízo de US$ 2 bilhões

Capital One é acusada de “trair” milhões de clientes ao enganar e congelar a taxa de juros em suas contas

14 jan 2025 - 17h56
(atualizado às 19h29)
Os clientes perderam mais de US$ 2 bilhões (R$ 12 bilhões) em pagamentos de juros perdidos.
Os clientes perderam mais de US$ 2 bilhões (R$ 12 bilhões) em pagamentos de juros perdidos.
Foto: Reuters

A Agência de Proteção Financeira ao Consumidor (CFPB, na silga em inglês) acusou nesta terça-feira, 14, a Capital One, banco privado norte-americano, de “trair” milhões de clientes ao enganar e congelar a taxa de juros em suas contas, mesmo com o aumento das taxas em todo o país, informou agências internacionais e veículos de mídia como Bloomberg e Forbes.

A denúncia é que a Capital One fraudou os titulares de sua conta “360 Savings” com sua nova opção de conta poupança de maior rendimento, a conta “360 Performance Savings”. O banco supostamente não informou os titulares de contas Poupança 360 sobre a nova opção e comercializou os dois produtos como se tivesse taxa semelhante.

Publicidade

Segundo o CFPB, as taxas de juros das duas opções eram substancialmente diferentes. A Capital One aumentou a taxa de juros da Poupança de Desempenho 360 de 0,4% em abril de 2022 para 4,35% em janeiro de 2024, enquanto reduziu a taxa de poupança 360 para 0,3% entre o final de 2019 e meados de 2024.

O CFPB alega que o banco prometeu aos clientes existentes uma das “melhores” e “mais altas” taxas de juro dos EUA através da sua conta Poupança 360, de acordo com o processo, apresentado no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Leste da Virgínia.

Os clientes perderam mais de US$ 2 bilhões (R$ 12 bilhões) em pagamentos de juros perdidos, disse o CFPB. “O CFPB está processando a Capital One por fraudar famílias em bilhões de dólares em suas contas de poupança”, disse o diretor do CFPB, Rohit Chopra, em um comunicado à imprensa. 

Em comunicado, a Capital One negou as acusações e disse que comercializou de forma transparente sua conta poupança 360 Performance. O banco acrescentou que o produto 360 Performance Savings “foi amplamente comercializado na televisão nacional com os termos mais fáceis e transparentes do setor”.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se