Oferecimento

Banco Mundial piora previsão do PIB do Brasil em 2016

6 jan 2016 - 19h52
Banco Mundial espera que crescimento da economia seja retomado em 2017
Banco Mundial espera que crescimento da economia seja retomado em 2017
Foto: Pixabay / O Financista

O Banco Mundial projeta que o Brasil vá continuar em recessão em 2016 e retomar a trajetória de crescimento a partir de 2017. Em relatório divulgado nesta quarta-feira (6), o órgão reduziu consideravelmente as suas projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) do país para este ano, projetando retração de 2,5%, ante estimativa de avanço de 1,1% em junho do ano passado.

“A atual recessão no Brasil deverá se estender para 2016, mas um retorno ao crescimento é esperado em 2017”, diz o documento. Para o ano que vem, o Banco Mundial projeta um avanço de 1,4% do PIB brasileiro e de 1,5% em 2018.

Publicidade

A entidade estima um desempenho fraco da maioria dos países emergentes, o que deve pesar no crescimento mundial em 2016. A projeção é de crescimento global de 2,9% este ano suportado pela recuperação das economias desenvolvidas, que devem crescer 4,8% neste ano.

"Há uma maior divergência no desempenho entre as economias emergentes. Em comparação com seis meses atrás, os riscos têm aumentado, particularmente aqueles associados com a uma possível desaceleração desordenada em uma grande economia emergente", avalia o vice-presidente e economista-chefe do Banco Mundial Kaushik Basu. "Uma combinação de políticas fiscais e de bancos centrais pode ser útil para atenuar esses riscos e apoiar o crescimento."

A entidade também chama a atenção para o impacto da desaceleração dos emergentes na redução da desigualdade social mundial. “A fraqueza simultânea na maioria dos principais mercados emergentes é uma preocupação para atingir as metas de redução da pobreza, porque esses países têm sido contribuintes poderosos para o crescimento global na década passada”, diz o documento.

Todos os direitos reservados
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se