Em tempos de TikTok e Instagram, o feed de registros do dia a dia do Facebook perdeu o apelo entre a Geração Z. Mas, como mostra reportagem do The New York Times, a rede social tem resgatado a popularidade entre os mais jovens com uma seção, especificamente: o Marketplace.
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Os itens de segunda mão vendidos no Facebook Marketplace, serviço de compra e venda da rede social, têm brilhado aos olhos de quem quer economizar na hora de fazer compras necessárias.
O espaço foi lançado em 2016 e segue com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais.
“O Facebook Marketplace é frequentemente chamado de ‘o bazar da internet’ e é um equivalente moderno ao eBay e Craigslist”, explica Yoo-Kyoung Seock ao jornal. Ela é professora de têxteis, marketing e interiores na Universidade de Geórgia e estuda o comportamento entre a Geração Z e millennials, em paralelo à sustentabilidade ambiental na indústria têxtil.
Para a especialista, o sucesso da plataforma se deve à confiança que os usuários depositam no sistema, vinculado ao login do Facebook. Além da comunicação fácil entre as partes, o uso do Marketplace também é gratuito, o que atrai mais usuários que amam 'garimpar' o espaço atrás de economia.
“Os jovens, incluindo estudantes e jovens profissionais, estão cada vez mais atraídos por bens usados”, resume Seock.