A Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor de São Paulo (Procon-SP) divulgou nesta terça-feira uma série de dicas para que o consumidor possa aproveitar o Black Friday (dia de promoções em que as lojas realizam uma série de descontos em produtos), que será realizado no Brasil na sexta-feira.
De acordo com o Procon, é importante os consumidores verificarem os preços cobrados antes do evento para evitar cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como o anunciado.
Além disso, o órgão afirma que é importante observar a descrição do produto, comparar com outras marcas e ainda imprimir o comprovante que demonstre a confirmação de compra.
O Procon também afirma que comprar na internet pode ser perigoso, caso o consumidor não tome alguns cuidados como procurar a identificação da loja, além de preferir fornecedores recomendados por amigos ou parentes.
Confira as dicas do Procon-SP:
- verifique os preços cobrados antes do dia marcado para o evento. Isso pode ser feito por meio dos sites das empresas que participarão da Black Friday e de outros fornecedores, inclusive na data da liquidação. Assim, evita-se o risco de cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como o anunciado;
- é importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
- veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;
- imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).
- procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro;
- evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular;
-prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
- instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;
- nunca realize transações online em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.